Movimento República de Emaús divulga suas ações na UFPA e busca apoiadores
Parceiro institucional da UFPA, o Movimento República de Emaús é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua, há mais de 50 anos, na defesa e promoção de direitos de crianças e adolescentes. Durante a semana de 11 a 15 de dezembro, o Movimento está com um estande no hall do prédio da Reitoria, em Belém, para apresentar suas ações e divulgar as formas de colaboração com a organização.
O Movimento iniciou no dia 12 de outubro de 1970, como "Associação República do Pequeno Vendedor", tendo como principal liderança o padre Bruno Sechi, falecido em 2020. Hoje, com sede no bairro Benguí, a organização possui registro civil de pessoa jurídica, com inscrição no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e declaração de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 4.543/1974.
Entidade conhecida e reconhecida no estado do Pará, o Movimento República de Emaús desenvolve projetos envolvendo defesa jurídica, teatro, música, recreação, meio ambiente e profissionalização como ferramentas de formação cidadã e protagonismo.
O Movimento é parceiro em várias iniciativas da UFPA. Desde 2019, a Universidade desenvolve o Programa de Extensão Inclusiva Avançada – Movimento República de Emaús”, que apoia, por meio de editais, projetos de extensão com foco na realização de ações extensionistas de maneira conjunta com a República de Emaús, nas áreas de Cultura (Arte); Educação (ênfase em educação básica); Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Comunicação; Trabalho; Direitos Humanos e Justiça.
Como contribuir - Qualquer pessoa física, organização ou empresa podem ser colaboradoras do Movimento. Há várias formas de parceria, como a doação de objetos em bom estado de conservação, o trabalho voluntário, a doação financeira eventual e a associação como sócio solidário.
Além do mutirão anual de arrecadação de objetos, o Movimento recebe doações em fluxo contínuo. Os interessados em realizar esse tipo de doação podem fazer contato com o número (91) 98170-8721 para agendar a coleta do(s) bem(ns).
Já o Programa Sócio Solidário cadastra doadores regulares, possibilitando a participação mais ativa do parceiro nas assembleias da organização e o recebimento dos relatórios. Para associação, o interessado pode fazer o cadastro no site do Movimento República de Emaús e colaborar com valores mensais a partir de R$ 30,00 (trinta reais).
Mais detalhes sobre como colaborar com o Movimento podem ser encontrados no site, nas redes sociais, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelos telefones (91) 98938-3797, (91) 3285-7693, ou no estande físico disponível no hall da Reitoria da UFPA, até o dia 15 de dezembro.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações do Movimento República de Emaús
Imagem: Movimento República de Emaús
Redes Sociais