Página inicial > Ultimas Notícias > Multicampiartes – Caravana Cultural realiza oficinas e apresentações em Cametá

Multicampiartes – Caravana Cultural realiza oficinas e apresentações em Cametá

• Publicado: Terça, 12 de Dezembro de 2023, 14h17

01.11.2023 Multicampi Arte em Cametá Foto Alexandre de Moraes

A última edição do ano do Programa Multicampiartes – Caravana Cultural passou pelo município de Cametá, na mesorregião do Baixo Tocantins paraense. Foram realizadas seis oficinas no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, cujos resultados foram apresentados no espetáculo de culminância, na Quadra da Secretaria Municipal de Educação de Cametá (Semed).

01.11.2023 Multicampi Arte em Cametá Foto Alexandre de Moraes 18Ao todo, 90 pessoas participaram das oficinas promovidas ao longo da semana, com temáticas relacionadas ao processo de criação artística e ao desenvolvimento de políticas públicas de cultura: “Aprenda a Fazer Cordel”, com João de Castro Ribeiro e Francisco Pinto Mendes; “Fotografia e Vídeo para Mídias em Celular”, com Ana Shirley Penaforte Cardoso; “Brinquedos Pedagógicos para Educação Inclusiva”, com Elza Maria de Melo Rodrigues e Oliveira; “Movimentação e Musicalidade na Capoeira Angola”, com Darcielly da Silva Cardoso; “Políticas Públicas de Cultura - Elaboração de Projetos”, com Vânia Helena da Silva Nogueira e Raphael Carmesin Gomes; “Confecção de Adereços para Cortejos Populares com Material Reciclável”, com Janildo da Costa Silva.

01.11.2023 Multicampi Arte em Cametá Foto Alexandre de Moraes 16Realizado pela Universidade Federal do Pará, por meio da Diretoria de Arte, Cultura, Esporte e Lazer (Dacel) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o Multicampiartes – Caravana Cultural contou, nesta edição, com a parceria da Prefeitura Municipal de Cametá e do Campus Universitário de Cametá.

Culminância – Ao final das oficinas, para apresentar os resultados das produções dos participantes, o Programa Multicampiartes realizou o Espetáculo de Culminância. Na noite do dia 1º de dezembro, a programação incluiu apresentação de capoeira, leitura de cordéis, mostra de vídeos e fotos, mostra de brinquedos e adereços de cortejos populares, além de atrações de grupos artísticos locais. Na Caravana Cultural, o grupo Amazon Trumpet Ensamble, da Escola de Música da UFPA, apresentou repertório variado.

01.11.2023 Multicampi Arte em Cametá Foto Alexandre de Moraes 182“Nós estávamos com uma expectativa especial, porque, nesta edição, o programa retorna para Cametá após sete anos. Com todo o dinamismo e a dimensão que o Multicampiartes ganhou ao longo dos anos, podemos aperfeiçoar cada vez mais a relação com os campi que sediam as atividades, com as comunidades que elegem as oficinas e mostram suas produções locais e com as prefeituras. Precisamos aproveitar essa experiência dialógica neste novo momento do país e das políticas de valorização e promoção da Arte e da Cultura”, avaliou o diretor de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Proex, Miguel Santa Brígida.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes - Ascom/UFPA