Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto de Extensão da UFPA oferece serviços odontológicos especializados a pacientes com alterações neuropsicomotoras

• Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2023, 16h19

Sidope

Em função, há 15 anos, nas dependências físicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará, o Serviço Integrado de Diagnóstico Oral e Atendimento Odontológico a Pacientes Especiais da UFPA (Sidope) oferece atendimentos odontológicos gratuitos, especializados e humanizados, a pacientes com alterações neuropsicomotoras e com lesões na cavidade bucal. Os serviços ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com agendamento prévio.

Iniciado como um projeto de extensão da Universidade, o Sidope foi criado para atender à demanda de pessoas que  precisam de atendimento específico e procuravam atendimento na Faculdade de Odontologia (FO/UFPA) e não encontravam um espaço que as acolhessem de forma diferenciada.

Sidope 1“O serviço oferecido pelo Sidope possibilita não somente o atendimento assistencial aos pacientes na área de atenção odontológica, mas também a produção científica para profissionais e alunos da Odontologia, contribuindo com um dos principais objetivos da UFPA: produzir conhecimentos na e para a Amazônia. Após 15 anos, é uma honra poder dizer que somos referência na atenção odontológica ao paciente especial no estado do Pará“, detalha o coordenador do projeto, professor Erick Pedreira.

Com uma equipe composta por professores cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e por alunos da  graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia da UFPA, o projeto já atendeu a mais de 4.000 pacientes para procedimentos como: limpeza dental  (profilaxia), restaurações dentárias, tratamentos odontopediátricos, tratamento endodôntico (tratamento de  canal), cirurgias bucais, diagnóstico em relação à cavidade bucal, biópsias e tratamento ortodôntico (aparelhos ortodônticos). Além dos atendimentos, o projeto também realiza cursos de capacitação na área de atendimento ao público PcD.

Sidope 2Atendimento - Disponível para crianças, jovens e adultos que apresentem alteração neurológica, psíquica ou motora e pacientes que apresentem lesão em relação à cavidade bucal, os serviços do Sidope são realizados por professores e profissionais cirurgiões-dentistas, que atuam em diferentes especialidades voltadas ao paciente especial.

Para o atendimento, é necessário que seja realizado um agendamento prévio, por meio do telefone (91) 3201-8366, ou presencialmente, com a apresentação dos seguintes documentos: Guia de Referência e Contrarreferência, cartão do SUS, RG, CPF e comprovante de residência.

Texto: Isabelly Risuenho - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA