Natal, Ano Novo, Beira novo: a edição 169 está no ar!
As celebrações de final de ano já estão rolando e nós pedimos licença para anunciar que a edição 169, última de 2023 e primeira de 2024 do Jornal Beira do Rio, chegou! Desta vez, destacando uma nanoemulsão feita do óleo de uma fruta popular na Amazônia: a manga. Em virtude do seu tamanho, as nanoemulsões hidratam e conferem maior elasticidade à pele, e o produto desenvolvido pela farmacêutica Rosa Alcione Rodrigues Sodré é uma inovação tecnológica que pode trazer benefícios tanto para a indústria cosmética quanto para o consumidor.
A capa também destaca uma reportagem sobre neurociência, com uma pesquisa que aborda a recuperação do nervo auditivo por meio do implante coclear. E inaugurando a Seção Amazônia, há um estudo falando sobre Belo Monte e como os ribeirinhos recriaram uma comunidade no Médio Xingu.
A entrevista é com o professor Tadeu Oliver, que, em 2023, completou 47 anos de magistério no ensino superior. Além de professor, ele também atuou como líder e gestor dentro e fora da UFPA, na qual, de forma interina, assumiu o cargo de reitor em 2020. Com quase cinco décadas de universidade, o professor deixou um enorme legado, que vai desde a reestruturação do curso de Licenciatura em Ciências do 1º Grau até a criação e implementação do Mestrado e Doutorado em Ciências e Matemática.
Nesta edição, o artigo de opinião fala sobre memória e identidade negra e é assinado pela administradora Kelly Alvino Teixeira e pelo bacharel em Direito Edivan Nascimento Pereira. Já a resenha apresenta ao leitor o livro Traços e Troças: o desenho de crítica e de humor no Pará, de autoria de Vicente Salles. A obra apresenta ao leitor informações a respeito de relevantes nomes do desenho de humor no estado do Pará. Além disso, a 169 traz reportagens sobre viscondes que enriqueceram em Belém, consumo e experiência escolar de pessoas trans.
O Jornal Beira do Rio é um produto trimestral de divulgação científica, de responsabilidade da Assessoria de Comunicação Institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). A versão completa e outros conteúdos exclusivos estão disponíveis em beiradorio.ufpa.br. Já o impresso pode ser retirado, gratuitamente, na Biblioteca Central da UFPA.
Texto: André Furtado – Jornal Beira do Rio
Redes Sociais