Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Evento da UFPA socializa resultados de programas de qualificação do ensino de graduação
Início do conteúdo da página

Evento da UFPA socializa resultados de programas de qualificação do ensino de graduação

  • Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 10h45

Sepeduc 2023 capa

Centenas de estudantes de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) tiveram a oportunidade de compartilhar com a comunidade acadêmica os resultados de seus trabalhos desenvolvidos no âmbito de cinco programas de qualificação do ensino: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (Pibid); Programa de Residência Pedagógica (RP); Subprograma de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica - PGRAD Labinfra; Subprograma Monitoria - PGRAD-Monitoria; e Programa de Educação Tutorial (PET).

De 11 a 13 de dezembro, foram realizados simultaneamente pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) o Seminário de Projetos Educacionais (Sepeduc) e o II Seminário Institucional Integrado PIBID-RP, que tiveram uma sessão de abertura conjunta na manhã do dia 11, no Centro de Eventos Benedito Nunes. Participaram da mesa solene o vice-reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Loiane Prado Verbicaro; o diretor de Inovação e Qualidade do Ensino, Maurício da Silva Borges; a diretora de Apoio a Docentes e Discentes, Joelma Morbach; a coordenadora de Acompanhamento Curricular, Roseane Matos Fernandes; e o discente Alan de Sousa Nunes, um dos coordenadores-gerais do Diretório Central dos Estudantes da UFPA.

Sepeduc 2023 2Na sequência da abertura, o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva proferiu a conferência “Educação, Cultura e Sustentabilidade: desafios e perspectivas da graduação na UFPA”. Em sua explanação, o professor apresentou dados sobre o acesso à creche e todos os níveis do ensino fundamental e do ensino médio no Brasil, evidenciando como a Região Norte, historicamente, possui os piores indicadores de acesso à educação, à saúde e ao saneamento básico em comparação às demais regiões brasileiras.

Gilmar Silva também mostrou a relação da promoção de uma educação de qualidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas, não só no que se refere à formação educacional, mas também à criação de condições de vida digna para todas as pessoas, acesso garantido a direitos universais e sustentabilidade ambiental.

Por fim, defendeu um investimento equitativo em ciência e tecnologia na Amazônia, que permita soluções para práticas econômicas ambientalmente sustentáveis que beneficiem as comunidades locais, assim como promova a integração de programas educacionais que valorizem as culturas indígenas, quilombolas, ribeirinhas e de outras comunidades tradicionais. “Queremos que a Região Norte tenha protagonismo nacional e internacional nos debates atuais por meio de ações concretas e políticas públicas”, ressaltou.

Sepeduc 2023 3Ao longo dos três dias de programação dos seminários, os estudantes bolsistas dos programas e seus respectivos orientadores socializaram as experiências e os impactos de suas atividades tanto no ensino de graduação quanto na Educação Básica, por meio das licenciaturas. Houve mesas-redondas, comunicações orais e sessão de posters. Estudantes de vários municípios onde a UFPA possui campus compareceram em caravana para participaram do evento.

Para a pró-reitora Loiane Verbicaro, “esses seminários integrados são um importante momento para o compartilhamento dos projetos de ensino que são desenvolvidos na Universidade Federal do Pará e para o diálogo com a comunidade acadêmica, tanto nos cursos de bacharelado quanto nas licenciaturas. Estes projetos favorecem o protagonismo estudantil e a diversidade de perspectivas didático-pedagógico-metodológicas que devem nortear as práticas de ensino. O evento contou com a participação de discentes, professores(as), técnicos(as) e gestores(as) dos vários campi da UFPA para discutir os resultados do trabalho que vem sendo realizado e que vem transformando o ensino na nossa universidade.”  

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página