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Aprovados no Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas falam sobre a importância e os desafios de entrar no ensino superior

  • Publicado: Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 14h12

PSE 2024 Indígenas e Quilombolas Portal 2

Na última semana, a Universidade Federal do Pará divulgou o resultado do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas 2024 (PSE I/Q UFPA 2024) e com ele veio a comemoração de 95 indígenas e 318 quilombolas classificadas(os) no processo seletivo, que agora vão realizar seus respectivos sonhos de iniciar a vida universitária na UFPA. Entre as diversas motivações para as escolhas dos cursos pretendidos, um dos principais motivos está a busca em levar um serviço de qualidade para as comunidades.

Criado para garantir o acesso de populações tradicionais ao ensino superior, o PSE I/Q oferta a estudantes indígenas e quilombolas, que não realizaram ou iniciaram curso de graduação, a oportunidade de concorrerem a vagas em 197 ofertas de cursos de graduação da UFPA, com opções em todos os campi da Universidade. Entre essas opções, o jovem indígena, de 22 anos, Riquelme Ropric Bandeiras Guara, da aldeia Crehntohw (Aldeia Nova) da etnia Gavião, do estado do Maranhão, optou pelo curso de Psicologia com o objetivo de poder ajudar a sua comunidade, que até o momento não conta com indígenas formados nessa área. 

riquelmeSegundo Riquelme, embora exista uma demanda de indígenas que necessitam de cuidados para a melhoria da saúde mental, eles não se sentem seguros com o atendimento oferecido por não-indígenas, uma vez que existem barreiras linguísticas e culturais que dificultam este contato com o profissional.

“Muitas vezes os parentes indígenas acabam se sentindo inseguros por não saberem falar muito bem o Português e acabam não indo para a consulta. Eu percebi que precisava fazer alguma coisa e eu vi uma porta aberta na UFPA. Estou indo em busca de conhecimento, pois quero me preparar e voltar para trabalhar com o meu povo para dar uma saúde mental de qualidade para eles”, explica o estudante indígena. 

Apesar da aprovação ser um grande motivo de alegria e comemoração nas comunidades que tiveram estudantes aprovadas(os),  há candidatos que também tiveram que lidar com uma mistura de sentimentos de quem agora terá que se preparar para deixar o território a qual pertence para viver esse sonho da graduação em outros territórios. É o que acontece com o calouro quilombola da Comunidade remanescente de Uxizal, Josias da Silva Santos Junior, de 18 anos, que já vislumbra os desafios que terá que enfrentar nessa nova realidade que será a vida acadêmica.

Imagem do WhatsApp de 2023 12 27 às 13.08.05 1a337aef“Confesso que bateu um sentimento de desespero, pois nunca imaginei que teria que sair de onde eu moro. Então veio um sentimento de medo e de angústia não pelo resultado, mas porque são mudanças muito profundas na minha trajetória quilombola”, aponta Josias Junior. O estudante escolheu o curso de Medicina Veterinária com o objetivo de poder atuar na proteção animal e na resolução de problemas no convívio entre animais e humanos.

De acordo com a representante da Associação dos Povos Indígenas Estudantes (APYEUFPA), Josilene Nunes, tanto o senso de responsabilidade de Riquelme quanto a angústia vivenciada por Josias são sentimentos comuns e frequentes entre estudantes indígenas e quilombolas, que precisam sair de suas comunidades para buscar uma qualificação profissional fora de seus territórios, em locais com hábitos e culturas diferentes. 

“A gente enfrenta vários desafios pela permanência, mas a gente precisa sair dos nossos territórios e vir pra luta não somente para ter um certificado, é também pra gente se preparar e voltar para ajudar o nosso povo. Temos que ser resistentes para passarmos por esses desafios de cabeça erguida e permanecermos em nossos cursos, vivendo esse sonho tão esperado que é estar dentro da universidade”, ressalta Josilene Nunes.

Para acolher e receber da melhor forma possível essas(es) novas(os) estudantes universitários, todos os anos a Associação dos Povos Indígenas Estudantes e a Associação dos Discentes Quilombolas (ADQ) realizam uma programação especial de recepção para orientar sobre os caminhos a serem percorridos dentro da UFPA. Mas, enquanto esta programação não acontece, a coordenadora da ADQ, Vanuza Cardoso, deixa uma mensagem para as(os) 413 calouras(os) que chegam com o PSE I/Q 2024.

22.12.23 Resultado PSE 2024.1 Por Heloísa Torres 225“Desejamos boas-vindas a este território, que também é nosso território, que é a Universidade. Não é fácil, mas aqui podemos nos ajudar e nos fortalecer para que cada um dos que entrarem possam concluir seus cursos e seguir a vida acadêmica e profissional. A razão da realização desse processo seletivo é trazer conhecimentos tradicionais e juntar com o conhecimento acadêmico para dar suporte a área escolhida por nós e retorno às nossas comunidades”, lembra Vanuza Cardoso.

Habilitação - Para todas(os) as(os) aprovadas (os), a caminhada no ensino superior começa já no processo de habilitação ao vínculo institucional. O prazo para a realização da primeira etapa da habilitação das(os) calouras(os) do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas (PSE 2024-1 I/Q) está aberto e segue disponível somente até as 17h do dia 29 de dezembro de 2023, sexta-feira. 

A primeira etapa da habilitação consta do preenchimento do Cadastro Online de Calouros (COC), que pode ser acessado utilizando o número de inscrição e RG informados na inscrição do PSE 2024-1 I/Q. No sistema, a(o) estudante deve preencher os dados cadastrais, além de anexar documentação, conforme solicitado no edital

Após a análise e deferimento da documentação enviada pelo COC, dentro do prazo estabelecido no edital, será realizada a segunda fase da habilitação do PSE I/Q 2024, que vai se dar por meio da conferência e validação dos documentos originais das(os) candidatas(os) homologadas(os) na primeira etapa. A apresentação da documentação será realizada em local, data e horário a serem divulgados na página do Ciac. A não apresentação da documentação solicitada em qualquer uma das etapas pode ocasionar na perda da vaga. 

Outras oportunidades - Após a habilitação das(os) convocadas(os) nesta primeira chamada, ainda há a possibilidade de serem realizadas repescagens de vagas sem estudantes habilitadas(os) e reofertas de vagas não preenchidas. Para não perder essas oportunidades, esteja atenta(o)  à página do Centro de Processos Seletivos da UFPA (CEPS).

Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

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