Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA realiza evento em comemoração ao dia mundial do meio ambiente

UFPA realiza evento em comemoração ao dia mundial do meio ambiente

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 14h51

Para celebrar o dia mundial do meio ambiente, comemorado no dia 5 de junho, a Prefeitura Multicampi da UFPA, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente e da Comissão da Coleta Seletiva Solidária, promoveu uma programação voltada para sustentabilidade e reciclagem. O evento, que encerrou-se nesta quinta-feira, 22 de junho, busca consolidar o princípio da coleta seletiva promovendo uma palestra e várias oficinas ministradas por servidores, alunos da UFPA e catadores de materiais recicláveis.

Estavam presentes no segundo dia de evento a servidora da Prefeitura Lúcia Almeida, o servidor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFPA) e artista plástico Norberto Marques, além da presidente da cooperativa de trabalho dos profissionais do Aurá (Cootpa), Noemia Nascimento. Durante a oficina foi promovida uma apresentação sobre o trabalho realizado pela Cootpa feita pela coordenadora da cooperativa.

Além disso, a programação do dia 21 de junho, foi marcada pela oficina de confecção de coletores a partir de caixas de papelão, que ocorreu em uma sala no pavilhão B do campus básico. Ministrada por Norberto Marques, a oficina visou ampliar a consciência dos participantes sobre o meio ambiente e a reutilização de materiais.

“Nós podemos mudar nossas ações do dia a dia, tanto no trato com os papéis quanto com todos os componentes que envolvem a reutilização, principalmente aqui na Universidade. A oficina acontece de forma bastante produtiva, na primeira etapa do trabalho utilizamos a técnica da papietagem, que envolve a colagem de papel para a produção de outros suportes, no caso dos coletores de resíduos, que deveriam ser colocados nas salas de aula e trabalho”, explica Norberto.

De acordo com a servidora Lúcia Almeida, a participação de catadores de materiais recicláveis no evento, enriquece a programação. “Nós tomamos o cuidado de trazer a fala de uma catadora, que nada mais é que a principal interessada nessa questão da separação na fonte, local onde se gera materiais. O catador devidamente formalizado, que entra para uma cooperativa, vai ter melhores condições de trabalho do que fazendo a atividade isoladamente. Esta é mais uma reflexão que trazemos para conscientizar as pessoas que mudem suas ações e contribuam” explica Lúcia.

Semana do meio ambiente - No mês de junho vários órgãos públicos promovem uma semana de atividades em comemoração ao dia mundial do meio ambiente. A data passou a ser comemorada após uma reunião, denominada “conferência de Estocolmo”, ocorrida pela primeira vez em 5 de junho de 1972, onde representantes de 113 países se reuniram com o objetivo de promover, através de seus órgãos, o direcionamento de políticas públicas para a proteção do meio ambiente.

As oficinas que compõem o evento são promovidas pelos projetos de extensão “Separar para a coleta seletiva solidária: um gesto simples, uma atitude nobre” e “O uso da compostagem como instrumento de Educação Ambiental na Cidade Universitária”, que enriqueceram a programação das atividades na semana do meio ambiente. Esses projetos objetiva disseminar a importância da responsabilidade socioambiental e de práticas sustentáveis nos espaços acadêmicos e administrativos da UFPA.

Programação - No primeiro dia de evento foi realizada, pela discente do curso de engenharia sanitária e ambiental, Samara Avelino, a palestra “Vamos falar sobre coleta seletiva?”. O bate-papo discutiu, de uma forma mais ampla, o tema em questão e sua prática em qualquer ambiente.

A programação encerra no dia 22 de junho com duas oficinas. A primeira, que começa ás 8h, é destinada a confecção de coletores para a coleta seletiva a partir de reaproveitamento de baldes de margarina, será ministrada pelo servidor José Guimarães, do núcleo de meio ambiente. A outra oficina, com opção de turma ás 8h ou ás 14h, possibilitará a confecção de composteira doméstica, e será ministrada pela discente da faculdade de engenharia sanitária e ambiental, Gabriela Abdon.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes