UFPA teve o 2º melhor memorial brasileiro em competição internacional
A equipe do curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) teve o 2º melhor memorial do Brasil e alcançou o 8º melhor memorial entre as 99 universidades de várias partes do mundo inscritas na Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. O evento foi promovido pela American University, nos dias 21 e 26 do último mês de maio, em Washington, Estados Unidos.
A UFPA foi representada pelas alunas do 5º bloco da graduação e integrantes da Clínica de Direitos Humanos da Amazônia, Ana Carolina Cazetta e Maria Eduarda Fonseca, que atuaram como oradoras assumindo o papel de agentes do Estado, sob a orientação da aluna do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direito, Isabela Feijó. A equipe teve, ainda, como observadora a estudante do 9º bloco da graduação e ex-participante da competição Raysa Alves, enquanto a professora doutora Valena Jacob, diretora da Faculdade de Direito da UFPA, foi selecionada para participar do evento internacional na condição de juíza.
Foi a 6ª vez consecutiva que a UFPA participou desta competição, que objetiva instruir os acadêmicos de Direito no uso do Sistema Legal Interamericano de Direitos Humanos para a promoção e a proteção desses direitos. Este ano, o evento abordou os novos desafios na relação entre o Direito Internacional Humanitário e o Direito Internacional dos Direitos Humanos.
A equipe discente que representou a UFPA conseguiu garantir as passagens para participar da competição ao vencer o I Torneio Regional de Direitos Humanos, organizado pela OAB-PA nos moldes do julgamento simulado da competição internacional. Carolina, Eduarda e Isabela conquistaram o melhor memorial escrito e foram as vencedoras da rodada oral do torneio.
Texto e foto: Divulgação
registrado em:
Últimas notícias
Redes Sociais