Página inicial > Ultimas Notícias > Proeg promove seminário para debater orientações e procedimento do Enade 2017

Proeg promove seminário para debater orientações e procedimento do Enade 2017

• Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2017, 16h06

Com o intuito de iniciar os preparativos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) com vistas ao alcance da nota máxima, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) realizou o Seminário “Enade 2017: UFPA – Projeto Enade Nota 5” nesta quarta-feira, 21, no Auditório Arlindo Pinto, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O seminário debateu orientações e procedimentos, conforme o novo cronograma do Ministério da Educação (MEC). O público foi composto de diretores de institutos, coordenadores de campi, coordenadores de curso e técnico-administrativos.

Programação - O evento contou com palestras do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor Edmar Costa; da presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Lúcia Harada; e do coordenador de Avaliação e Desempenho de Cursos da Proeg, professor Eugenio Bittencourt.

Cada palestrante abordou um assunto relacionado ao Enade. O pró-reitor de Ensino de Graduação, juntamente com a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Raquel Borges, e a professora Lúcia Harada, começaram o Seminário com a mesa de abertura. Em seguida, as palestras “Enade 2017 e o SINAES na Qualificação dos Cursos da UFPA”; “Aspectos Operacionais do Enade 2017”; e “Importância do Enade no Conceito Preliminar do Curso” mostraram a importância, procedimentos e funcionamento do Exame. Também foram apresentadas mudanças no Enade 2017 e como os coordenadores devem realizar o cadastro e preparação dos alunos.

Importância - Para a diretora de Desenvolvimento de Ensino da Proeg, professora Clarice Melo, o evento é importante por agregar todos os envolvidos no Enade. “O Seminário reuniu os sujeitos que vão participar da organização, do processo de preparação do Exame. Nós trouxemos uma grande parte desses sujeitos para tomar ciência e dirimir dúvidas sobre os procedimentos e as ações próprias à realização do Exame, que ocorrerá no dia 26 de novembro”. Por isso, o professor Eugenio Bittencourt apontou que “quanto mais as pessoas envolvidas na direção das faculdades tiverem conhecimentos sobre como proceder nos aspectos operacionais, menos problemas vamos ter em relação a essa parte importante da avaliação do Sistema Nacional.”

Objetivo - Dessa forma, o Seminário foi além de apresentar modos de melhoria na nota do Enade. Para a professora Clarice Melo, “esse primeiro movimento é necessário para a construção coletiva do processo”. Segundo o Coordenador de Avaliação e Desempenho de Cursos, o Seminário também serve para elevar “o nível de sensibilização por parte da comunidade universitária em relação à importância do Exame para os conceitos do cursos e o conceito da Universidade.”

Público - Para o professor Eugenio, o público foi excelente, “com um número bastante expressivo de gestores e técnicos“. Uma das gestoras foi a coordenadora do curso de Matemática em Abaetetuba, Silvana Gomes. Para ela, o Seminário foi ”muito bom e tem que ter mais vezes, principalmente para a gente que trabalha no interior”. A partir deste evento ela já espera mudanças: “Muita gente aqui é nova na coordenação do curso, como eu também sou nova. Não sabia de várias informações que vão ajudar bastante para usar com os alunos no nosso Campus. E eles vão fazer a diferença e tudo vai dar certo. Essa nota 5 vai sair.”

Continuação - O projeto para elevar o conceito Enade já ocorre há 4 anos, e irá continuar. “Na segunda parte da programação, em julho, nós vamos realizar encontros de sensibilização com os estudantes focados no Exame. O cronograma será organizado em agosto e setembro, e os encontros poderão ocorrer até a véspera da prova. E isso já vem acontecendo nos Campi, sob a coordenação da professora Lúcia Harada e do técnico Aloísio Barros”, explica o coordenador.

A professora Clarice Melo está focada nos avanços desse primeiro encontro: “A expectativa é que nós tenhamos, a partir de agora, novos encaminhamentos. E que, num primeiro momento, a gente tenha um fortalecimento do trabalho coletivo e consiga montar agendas de trabalho. Mas, a maior expectativa é que todos tenham saído daqui com as dúvidas já sanadas e possam replicar as informações em seus cursos.”

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Alexandre Moraes