Página inicial > Ultimas Notícias > Universidade realiza I Encontro Internacional de Música

Universidade realiza I Encontro Internacional de Música

• Publicado: Sexta, 23 de Junho de 2017, 17h15

Cartazoficial Encontro

De 26 de junho a 2 de julho, será realizado o I Encontro Internacional de Música da UFPA, uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, professores e pesquisadores da área da música, em Belém. A programação traz masterclasses, cursos, recitais, conferências e mesas-redondas, com a participação de 12 professores e pesquisadores de universidades estrangeiras e brasileiras. As atividades acontecem em diversos espaços culturais da cidade, entre eles o Theatro da Paz, a Igreja de Santo Alexandre, o Centro de Eventos Benedito Nunes e o Auditório da EMUFPA. Toda a programação pode ser conferida no site do evento, pelo qual também é possível realizar as inscrições para os masterclasses.

Como é do conhecimento de muitos, Belém é uma cidade com uma cultura artística riquíssima. Neste cenário vibrante, a música, para o meio das suas diversas manifestações, é uma das linguagens de maior destaque. Os eventos musicais de grande dimensão não são novidades na região. Recentemente, o Festival Internacional de Música, promovido pelo governo do Estado e organizado pela Fundação Carlos Gomes, chegou à sua 30˚ edição. Há outros eventos, como o Festival de Ópera e aqueles realizados pela UFPA, que, além de contemplar a programação artística, também trazem discussões científicas da área da música. Exemplos recentes são o Simpósio de Arte e Cognição Musical (2013), o Simpósio Internacional de Música da Amazônia (2016), o Encontro Internacional de Clarinetistas de Belém (2015 e 2016) e o Encontro de Arte de Belém (Enarte), que, em 2016, completou 43 anos.

Prof. Dra. Eva Szekely eventomúsicaCooperação Internacional - O I Encontro Internacional de Música da UFPA também consolida a parceria entre a universidade promotora e a University of Missouri (EUA). As duas instituições efetivaram a cooperação por meio da assinatura de um memorando de entendimento no primeiro semestre deste ano. O professor doutor Carlos Pires, coordenador do evento, destaca que, por meio deste acordo, "alunos e professores da Escola de Música da UFPA poderão realizar intercâmbios e estudos na Universidade do Missouri, além disso, a vinda de professores da UM poderá proporcionar o desenvolvimento técnico e interpretativo dos estudantes de Música de Belém nos eventos que serão promovidos com a sua participação."Entre os convidados estrangeiros deste encontro, estão Dan Willet e Eva Szekely, docentes da Escola de Música da universidade americana.

I Encontro Internacional de Música da UFPA
Data: 26/6 a 2/7
Locais: Theatro da Paz, Ig. de Santo Alexandre, Centro de Eventos Benedito Nunes, Auditório da EMUFPA e Espaço Cultural São José Liberto.
Programação e inscrições, acesse o site do Encontro.

Texto, arte e foto: Divulgação/EMUFPA