Página inicial > Ultimas Notícias > Assédio no trabalho e liderança de pessoas são temas de evento on line da Progep

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 15h00

A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep), por meio da Coordenadoria de Capacitação e Desenvolvimento da UFPA (Capacit), disponibiliza a palestra “Assédio no Ambiente de Trabalho” e o curso ”Gerenciar Grupos e Liderar Pessoas" para a modalidade a distância. Voltados para  servidores técnico-administrativos e docentes com função gerencial, a palestra e o curso ocorrerão online, nos períodos de 27 a 30 de junho e de 21 a 28 de agosto, respectivamente. As aulas têm carga horária de 4h e 12h, com o professor doutor Thiago Dias Costa, da Faculdade de Psicologia.

Inscrições - Para participar do curso ”Gerenciar Grupos e Liderar Pessoas" é preciso se inscrever no site do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos. A partir daí, o interessado deve seguir a ordem: Capacitação, turmas e consultas abertas. Para mais detalhes do passo-a-passo das inscrições consulte o Tutorial do SIGRH-Módulo Capacitação.

Importância - De acordo com a coordenadora de Capacitação e Desenvolvimento, Larissa Melo, o diferencial das oportunidades que compõem a trilha é a possibilidade de participar do mesmo evento na modalidade presencial ou na modalidade de Educação a Distância. A oferta nessa modalidade alinha-se com a necessidade de facilitar o acesso dos gestores da Instituição às ofertas de capacitação, apresentando-se como uma segunda alternativa de escolha para esses servidores.

Objetivo - A oferta na modalidade a distância visa facilitar o acesso dos servidores da UFPA às capacitações. Os cursos fazem parte de um teste piloto para a melhor forma de implantação da metodologia de Trilhas de Aprendizagem na Universidade. Desta forma, outro objetivo da palestra é “a possibilidade de diversificar a oferta de eventos de capacitação, buscando, com isso, ampliar a participação de gestores. A oferta de cursos EaD contempla aqueles gestores que se identificam com essa modalidade e, neste sentido, é uma oportunidade interessante de capacitação”, afirma Larissa.

Trilhas de Aprendizagem - Segundo ela, a iniciativa é resultado da união do Capacit com o Laboratório de Gestão do Comportamento da UFPA. “O Capacit, em parceria com o Laboratório, ao longo de 2016, iniciou um trabalho com a decomposição das competências gerenciais da UFPA, buscando identificar quais conhecimentos, habilidades e atitudes serão necessárias desenvolver para o pleno domínio da competência. Dessa iniciativa surgiram os eventos que constituem as trilhas de aprendizagem do PAC 2017”, explica a coordenadora.

• Curso: Palestra: Assédio no Ambiente de Trabalho
    Período:  27 a 30 de junho
    Local:  Ambiente Moodle
    Tutor:  Thiago Dias Costa