Página inicial > Ultimas Notícias > Evento discute a tecnologia como instrumento de mudança social

Evento discute a tecnologia como instrumento de mudança social

• Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2017, 15h00

tecnologia 2

O Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público da Universidade Federal do Pará (LAIC-UFPA), junto do Ministério de Transparência e Controladoria Geral da União e do Instituto Humanitas360, realiza o evento “Tecnologia e Mudança Social”, nesta quarta-feira, 28, na sala 116 do Espaço de Ensino Mirante do Rio, das 9h30 às 12h, tendo como público-alvo alunos e profissionais da área de tecnologia. Com limite de 30 vagas, o workshop tem inscrições gratuitas, por meio do site.

Programação -  O evento será ministrado por Emilie Reiser, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT); Gisele Craveiro, do Co-laboratório de Desenvolvimento e Participação da Universidade de São Paulo (Co:Lab/USP); e pela coordenadora do LAIC, Lidiane Dias (LAIC/UFPA). Para esclarecer e exemplificar a tecnologia no controle social, a apresentação das professoras discute sobre os aplicativos “Monitorando a Cidade” e “Cuidando do Meu Bairro”. O primeiro, criado pelo Laboratório de Mídia Cívica do MIT/USA, e o segundo desenvolvido pelo Co:Lab/USP.

Objetivo - Com esses exemplos, o evento visa “discutir com profissionais e alunos da área de tecnologia a utilização desta como instrumento para o controle social”, explica a professora Lidiane Dias. Além disso, o objetivo “é fazer uma troca de experiências entre os alunos e profissionais da área. Assim, por exemplo, os participantes poderão conhecer o trabalho com tecnologia e controle social feito no MIT, que é um dos maiores centros de tecnologia do mundo”, explica a coordenadora.

Importância - De acordo com a professora Lidiane, “a importância maior do evento está na possibilidade de interação entre as pesquisadoras do MIT e da USP com profissionais e estudantes da área de tecnologia do Estado, a fim de fomentar o desenvolvimento de projetos locais para a construção de aplicativos que apoiem o controle social.”

Laboratório de Inovação e Controle no Setor Público - O LAIC é um grupo de pesquisa da Faculdade de Ciências Contábeis da UFPA, do qual participam alunos e professores da Facicon e de instituições parceiras como a CGU e o Observatório Social de Belém, “desenvolvendo projetos relacionados à transparência pública e à implementação do controle social, visando, com isso, a melhoria da gestão pública”, explica a coordenadora do grupo.

Evento “Tecnologia e Mudança Social”
Inscrições, acesse aqui
Data: 28 de junho 2017
Horário: 9h30 às 12h
Local: Espaço de Ensino Mirante do Rio, Sala 116 - 1o andar, Campus Guamá Básico da Universidade Federal do Pará.
Mais informações pelo telefone (91) 3201-8049

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA