Página inicial > Ultimas Notícias > Curso Técnico de Canto Popular da EMUFPA apresenta o Show Música Brasileira

Curso Técnico de Canto Popular da EMUFPA apresenta o Show Música Brasileira

• Publicado: Terça, 27 de Junho de 2017, 17h59

IMG 20170623 WA0009

A Escola de Música da UFPA apresenta o Show Música Brasileira, nesta quarta-feira, 28, no  Espaço Cultural SESC - Serviço Social do Comércio (SESC) Boulevard, às 19h, com a primeira turma do Curso Técnico de Canto Popular da EMUFPA, composta pelos alunos Ana Thalia Sarmanho, Dany Batista, Gabriel Gonçalves, Kamilla Silva,  Lariza Xavier, Lorena Silva, Luciana Rodrigues,  Mara Silva, Marlon Miranda, Rebecca Braga, Regiane Santa Brígida e Simone Silva, o espetáculo apresenta músicas brasileiras de vários estilos. A banda musical que acompanha os cantores é formada pelos professores Agostinho Fonseca (piano) e Adelbert Carneiro (contrabaixo elétrico), o aluno da graduação em música da UFPA, Alex William Costa (guitarra), além dos alunos do curso técnico de bateria, Lucas Cruz e André Oliveira Jr.. O curso de canto popular tem a duração de dois anos e é coordenado pela professora me. Joelma de Almeida e Silva Bezerra.

Curso Técnico de Canto Popular –. Com aulas teóricas e práticas, o curso oferece as seguintes disciplinas no primeiro semestre: Canto Popular, que inclui conteúdo sobre voz, corpo, vocalizes, repertório e interpretação; Linguagem musical, sobre a teoria musical aplicada, Instrumento complementar (violão) e prática de conjunto. Segundo a professora, “no decorrer do semestre, o aluno tem a experiência de cantar em diferentes formatos de shows que compreendem desde canto e piano, até a prática com banda e big band

Importância - O show “Música Brasileira” é o resultado de um processo de quatro meses de estudo e uma grande oportunidade para o intérprete exercitar seu potencial em um espaço apropriado, com equipamentos de qualidade e técnicos preparados, oferecendo à plateia o seu melhor”, explica a coordenadora. Por isso, para ela, a apresentação “celebra um importante momento para a música popular no Norte, visto que materializa a institucionalização da música popular através deste curso de duração de dois anos pela Escola de Música da UFPA”.

Repertório - De acordo com a coordenadora, “o repertório é dedicado à Música Brasileira, trazendo ao palco compositores da velha e da nova geração, incluindo nomes como Roberta Campos, Lia Sophia, Lô Borges, Nelson Mota, Vanessa da Mata, Marcelo Camelo, Djavan, Tom Jobim, Rita Lee, Ed Mota e José Maria Bezerra. Um universo multifacetado da Música Brasileira”

Expectativas - Desse modo, a “grande expectativa é ofertar à plateia um show de qualidade, constituída de apuração técnica musical e a emoção a partir do pensamento estético de cada música cantada, atingindo o que de melhor cada aluno intérprete pode realizar respeitando sua identidade vocal e seu momento”, relata.

Próxima Apresentação - O próximo evento para os cantores será a “Batalha das Bandas”, coordenado pelo professor Adelbert Carneiro, no dia 29, no Centro de Convenções Benedito Nunes, às 17h. Segundo Joelma, “este evento é resultante da disciplina Prática de Conjunto, onde cinco bandas irão interpretar um repertório de três músicas e serão avaliados por um júri técnico formado por produtores e músicos”. Além disso, “para o próximo semestre já temos uma agenda definida de shows em alguns municípios, um deles é Castanhal, programado para agosto, além de shows em espaços culturais e teatros”, conta a professora.

SHOW MÚSICA BRASILEIRA - Curso Técnico de Canto Popular da EMUFPA
Dia: 28/06/17