Página inicial > Ultimas Notícias > Batalha das Bandas da EMUFPA elege grupo com melhor performance musical

Batalha das Bandas da EMUFPA elege grupo com melhor performance musical

• Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 16h02

cartazoficial03 1

Uma competição comprometida com o desenvolvimento técnico-musical. Essa é a Batalha das Bandas da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), o concurso que irá eleger o grupo com a melhor performance musical em três categorias: música paraense, brasileira e internacional. A arena já está montada, é o Centro de Eventos Benedito Nunes (Hangarzinho - UFPA) que deverá receber torcedores das cinco bandas previamente selecionadas para o evento: Birds, Ilha Harmônica, Farofa de Jambu, Dead Note e Pulso Orgânico. Se você nunca ouviu falar nelas, o motivo é que são grupos formados por alunos do recém-iniciado curso Técnico em Música Popular da Escola de Música da UFPA. Nesta primeira edição do evento, apenas alunos da instituição estão participando. A batalha ocorre nesta quinta-feira, 29 de junho de 2017, a partir das 17h.

O projeto inicial da Batalha das Bandas surgiu no ambiente de sala de aula, durante as atividades da disciplina Prática de Conjunto, quando grupos foram formados para a prática interpretativa de repertórios diversos da música popular. Os professores perceberam que a competição iria elevar a qualidade artística, à  medida que iria incentivar os alunos a buscar maior dedicação no fazer musical, juntando todos os conhecimentos que estavam recebendo durante o curso. "Rapidamente, tivemos a aprovação da comunidade e recebemos respostas positivas de realizadores e apoiadores. Deste modo, foi possível organizar um evento com infraestrutura satisfatória para que o aluno vivencie experiências bastante afinadas com a realidade do mercado da música popular", diz o professor Adelbert Carneiro, coordenador do evento.

Para avaliar as performances, já foi escalado um time de produtores musicais bastante atuantes na cidade de Belém. Entre eles está Dayse Addario, cantora profissional com quase 30 anos de carreira e com vasta experiência na preparação de intérpretes vocais da música popular. "Fiquei super feliz com o convite, porque sei o quanto é importante eventos como este, que investem na formação musical e estimulam a criação de novos grupos. Principalmente porque é uma iniciativa de uma Escola de Música. Isso dá credibilidade para quem vai assistir e segurança para os que estão participando", afirma a cantora.

No entanto não é somente a opinião dos jurados que irá importar na escolha do melhor. Como em todo bom e velho festival, na Batalha, a aclamação popular também tem poder de decisão, motivo pelo qual as campanhas já estão acirradas nas redes sociais.

A premiação será um troféu e um vale-compras no valor de R$ 1.000,00 para a aquisição de instrumentos e acessórios musicais na loja Pró Music, uma das apoiadoras do evento. No entanto, os organizadores afirmam que isso não é o que mais importa, apontando para o processo de crescimento musical que a competição proporciona.

No futuro, o evento poderá ser expandido e aberto a todos os alunos da UFPA, o que certamente será um grande ganho para a comunidade acadêmica. A Batalha das Bandas é uma realização da Universidade Federal do Pará, por meio do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e do Centro de Eventos Benedito Nunes. Além da Pró-Music, apoia também a Thec Copy. O evento faz parte da programação do I Encontro Internacional de Música da UFPA.

Serviço;
Batalha das Bandas da EMUFPA
Data: 29/06/2017
Hoea: 17h