Página inicial > Ultimas Notícias > Projeto “Lixo Zero: do rio ao oceano” promove ação de educação ambiental em Salinópolis

• Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2017, 15h00

salinas 696x392

O projeto “Lixo Zero: do rio ao oceano”, desenvolvido pela Faculdade de Oceanografia da UFPA, irá promover, em parceria com a Universidade, uma ação de conscientização socioambiental, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Cuiarana, na Praia do Atalaia e na Praça do Maçarico, em Salinópolis.

Foi preparada, pelos alunos do curso de oceanografia, uma programação composta por exposição de painéis sobre reutilização de resíduos sólidos, além de jogos e maquetes que mostram os impactos do descarte inadequado do lixo gerado na zona costeira.

Segundo a coordenadora do projeto, Sury Monteiro, o público-alvo do evento são os turistas e moradores do município, englobando todas as faixas etárias. "O objetivo é praticar a educação ambiental, mostrando para o público a quantidade de lixo que não recebe tratamento. E fazer com que as pessoas se conscientizem do destino apropriado desse lixo, das formas de reutilização e da quantidade de resíduos que acabam no oceano", explica.

Salinópolis foi escolhida como sede da ação por ser um dos municípios mais visitados no período do veraneio, gerando alto fluxo de pessoas. A quantidade de lixo produzido no local e seu descarte inadequado podem atingir o ambiente como um todo e ser carregado para regiões mais distantes por meio dos rios.

O lixo produzido na zona costeira pode gerar impactos imensuráveis para a fauna e flora da área. Seu descarte inadequado, afeta diretamente as atividades sócio-econômicas desenvolvidas nesta região.

Projeto Lixo Zero - O projeto desenvolvido na Universidade Federal do Pará, pela Faculdade de Oceanografia, é aplicado na disciplina de Educação Ambiental, ministrada pela professora mestre Sury Monteiro. Tem como público-alvo as crianças e os jovens e visa promover neles a conscientização ambiental. A escolha desse público se deu pela disposição dos jovens de assimilar novas ideias, assim absorvendo melhor os ideais propostos, pondo em prática tudo que lhe foi passado e ainda influenciando seu ciclo de familiares a promover essas ações.

Este projeto levanta três bandeiras, que são a base para toda sua iniciativa. A primeira é a das pequenas ações, como fechar a torneira enquanto escova os dentes; não jogar lixo na rua, por menor que seja. "Não são ações banais, a cada pequeno gesto o mundo todo é afetado."

A segunda bandeira é a da reutilização. 'É possível reutilizar tudo, desde uma pequena lata de alumínio, até coisas com grandes proporções, como uma centena de garrafas pets que são jogadas foras todos os dias nos grandes centros."

A terceira e última bandeira é a da rentabilidade. "É possível fazer com que o 'lixo' seja reutilizado e ainda traga algum retorno econômico, esse é o foco principal do projeto."

Serviços:
Ação de Educação Ambiental do projeto "Lixo Zero: do rio ao oceano"
Data: 30 de junho de 2017
Local: Cuiarana