UFPA celebra os seus 60 anos com concerto no Theatro da Paz
Neste domingo, 2 de julho, às 20h, a Universidade Federal do Pará celebra os seus sessenta anos com concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), da Escola de Música da UFPA, que interpreta a 9ª Sinfonia de Beethoven, sob a regência do professor Miguel Campos Neto. A apresentação contará, também, com o Coro da 9ª Sinfonia, formado especialmente para o Ciclo Beethoven, da OSAP, em 2016, e regido pelo professor Agostinho Fonseca, ao qual se une o Coro Universitário da UFPA, CORUNÍ, formado por alunos de diversos cursos e técnicos da Universidade, sob a regência da professora Cristina Mami Owtake, e cantores solistas convidados: Lanna Bastos (soprano), Aliane Sousa (contralto), Antônio Wilson (tenor) e Idaías Souto (barítono).
O concerto será realizado no Theatro da Paz, mesmo local onde, em 31 de janeiro de 1959, a Universidade foi instalada solenemente pelo presidente Juscelino Kubitschek, em cerimônia especial presidida pelo primeiro reitor da UFPA, Mario Braga Henriques, e contou com a participação de diversas autoridades e de grande público.
Obra-prima - A 9ª Sinfonia, a última e mais conhecida composição de Ludwig van Beethoven (1770-1827), foi apresentada, pela primeira vez, em 7 de maio de 1824 e é considerada obra-prima da cultura universal, além de ser precursora da música romântica. Dividida em quatro movimentos, a 9ª Sinfonia destaca-se, também, por ter incorporado o poema “An die Freude” (Ode à alegria), de Friedrich von Schiller, ao quarto movimento, tendo sido a primeira vez em que um coro integrou um concerto com o mesmo destaque dos instrumentos da orquestra.
Antes do concerto, a OSAP executará a trilha sonora “UFPA 60 anos”, de autoria do professor Carlos Augusto Vasconcelos Pires, pianista e vice-diretor da Escola de Música da UFPA. A trilha foi especialmente composta para o vídeo que narra a concepção da marca UFPA 60 anos.
OSAP - Criada em 2011, a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP) é formada por 70 músicos, entre discentes e egressos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA) e alguns convidados. Sob regência do maestro Miguel Campos Neto, a OSAP dedica-se não somente aos clássicos universais, mas também à produção musical paraense. Fundador e regente titular por cinco anos da Chelsea Symphony, de Nova York, Miguel Campos Neto possui formação em regência orquestral pela Mannes College of Music, de Nova York, e ocupa atualmente os cargos de regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (UFPA), da Orquestra Jovem Vale Música, e de maestro convidado principal da Orquestra Sinfônica Wilson Fonseca, de Santarém.
A Coordenadoria de Acessibilidade, da nova Superintendência de Assistência Estudantil (SAEst), órgão da Reitoria, estará integrada à organização do evento para garantir acolhimento especial a pessoas com deficiência.
O evento é uma realização da Reitoria da UFPA, por meio da Escola de Música da UFPA (EMUFPA), do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Editora da UFPA (ed.ufpa) e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDI/UFPA) e conta com o apoio da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).
Os presentes receberão a edição especial do Jornal Beira do Rio sobre os 60 anos da Instituição, publicado pela Assessoria de Comunicação da UFPA (Ascom).
Serviço:
Concerto UFPA 60 anos,
Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP)
9ª Sinfonia de Beethoven
Data: Domingo, 2 de julho de 2017
Local: Theatro da Paz, às 20h.
Saiba mais no Portal 60 anos-UFPA.
Texto: Allyson Allen
Arte: ed.ufpa
Redes Sociais