Pesquisa mostra o potencial turístico de Soure no Marajó
A penúltima reportagem do UFPA em Série-Turismo fala sobre a dissertação Políticas públicas de turismo na Ilha do Marajó: turismo e apropriação da paisagem no município de Soure–Pará. O estudo apresenta o potencial turístico de Soure, localizado na Ilha do Marajó, que, por causa das paisagens naturais, com praias e fazendas, além da proximidade da capital paraense, se tornou um dos destinos preferidos dos turistas. Isso levou o Estado, por meio de políticas públicas, a intervir tentando fomentar o turismo no Pará. Este estudo busca analisar as políticas em que Soure está inserida.
Aspectos da produção econômica de Soure – Essencialmente de produtos primários, a economia de Soure tem ênfase na agricultura – plantação de mandioca, feijão e milhos –, na pecuária – criação de búfalos e bois – e na extração vegetal – palmito, açaí, madeira, lenha e carvão vegetal.
Em virtude da alta taxa de natalidade e da pouca infraestrutura urbana, o turismo é visto como um possível veículo de desenvolvimento local. É atribuída a esse setor a capacidade de amenizar alguns problemas de infraestrutura e proporcionar o desenvolvimento econômico da localidade.
Políticas públicas voltadas a Soure – Desenvolvido em 2000, o Programa de Desenvolvimento de Ecoturismo da Amazônia Legal (Proecotur) tem como meta o desenvolvimento do ecoturismo na Amazônia, com o intuito de atrair investimentos privados.
O Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, elaborado em 2001, busca propor estratégias para o desenvolvimento do turismo, além de proporcionar melhorias na qualidade de vida da sociedade. Desta forma, tenta-se aproveitar a cultura e as paisagens naturais e discutir a legitimação de espaços e atividades turísticas.
Outro programa que se destaca é o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que objetiva, por meio do ordenamento e da sistematização, o fortalecimento das instituições envolvidas com a atividade turística, além de instrumentalizar as regiões turísticas para promover o desenvolvimento do potencial turístico de forma sustentável. Para conferir essas e outras políticas, clique aqui.
Marketing turístico – Graças ao imaginário que se tem da Amazônia, tanto o Estado quanto o mercado destacam os aspectos naturais da cidade. Promovido por meio da internet, o marketing turístico é importante para a cristalização dessa visão que é atribuída ao lugar. Porém, em outras políticas públicas citadas na dissertação, este é um ponto ainda a ser melhorado para o aumento do fluxo de turistas.
A paisagem de Soure é bastante utilizada para a venda do local, como destino turístico, enquanto o aspecto cultural é, por diversas vezes, esquecido. Isso leva a que os turistas usufruam apenas das paisagens, como as fazendas. A autora aponta, também, que muitos dos locais naturais de Soure não estão ao alcance da população local.
Para ler a dissertação completa, clique aqui.
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Texto – Andre Gomes – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Jéssica Souza / Reprodução Google
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