Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA promove a reprodução do primeiro bezerro bubalino produzido in vitro da Região Norte

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 15h10

bufalos3 746x423

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é pioneira na pesquisa na área de biotecnologia em reprodução animal. Por meio da técnica de ovum pick-up e fertilização in vitro, o Laboratório de Fertilização do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFPA anunciou o nascimento do primeiro búfalo gerado pela técnica na Região Norte. O projeto, coordenado pelo professor Otávio Mitio Ohashi, contou com a colaboração de alguns pesquisadores da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), além da parceria com a Empresa Bubras, proprietária da fazenda em que foi realizado o experimento.

O laboratório trabalha, desde 1994, com reprodução de bovinos e bubalinos e aperfeiçoamento da técnica de fertilização in vitro. Há dois anos, desenvolve essa parceria. O projeto uniu as competências acadêmicas das duas instituições (UFPA e UFRA) com a infraestrutura do rebanho de búfalos da empresa Bubras. Assim, foi possível a aplicação na prática dos resultados das pesquisas acadêmicas, resultando no nascimento do novo bezerro.

bufalos2 373x212Técnica - A biotécnica de ovum pick-up e fertilização in vitro tem por objetivo promover o melhoramento genético do rebanho. Ela utiliza sêmen de reprodutores selecionados para fertilizar oócitos de matrizes com grande potencial genético de produção. Tanto a fêmea quanto o macho apresentam grande produção de leite ou carne, e seus embriões são transferidos para vacas que atuam apenas como “barriga de aluguel”. Essa técnica propicia a multiplicação do rebanho em menor tempo, com melhora significativa no padrão genético, gerando, consequentemente, aumento da produção.

bufalos1 373x212De acordo com o professor Otávio Ohashi, a técnica de Produção In Vitro de Embrião (PIVE) tem a missão de aumentar a produção e o melhoramento genético dos animais, visto que, por meio da PIVE, se pode produzir até 20 bezerros, anualmente, aumentando a produtividade do rebanho. “O Pará detém o maior rebanho bubalino do Brasil. Com a nova técnica, o Estado poderá se beneficiar melhorando a produtividade do seu rebanho, especialmente visando à produção de leite e queijos de alta qualidade”, destaca o professor.

Expectativas - Para o professor Otávio Ohashi, a nova técnica proporciona novas oportunidades de crescimento econômico e acadêmico na região. “O que esperamos é o que já está ocorrendo. Estamos disponibilizando aos criadores de búfalos da região mais um instrumento técnico para melhorar a produtividade do rebanho. Além disso, estamos formando pessoal qualificado nessa bioténica, por meio dos nossos alunos de pós-graduação (mestres e doutores)”, declara o professor.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação / Projeto