Página inicial > Ultimas Notícias > IV Nortepet terá como tema Resistência, Unificação e Mobilização Nacional

IV Nortepet terá como tema Resistência, Unificação e Mobilização Nacional

• Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 15h03

logoNortePET2017 746x423

O Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Enfermagem da UFPA promove o IV Nortepet, que terá como tema Resistência, Unificação e Mobilização Nacional. O evento, que ocorre de 5 a 9 de Julho, terá o apoio do PET Farmácia e do PET Engenharia Mecânica, ambos da UFPA, e do PET Engenharia Florestal, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A coordenação geral do evento está sob a responsabilidade das professoras Iêda Maria Louzada Guedes, Maria Fâni Dolabela e Gracialda Ferreira. A programação ocorre no Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ).

Objetivo e histórico – O PET foi criado em 1979, com o objetivo de propiciar a grupos de estudantes universitários a experiência tutorial de complementação da formação acadêmica. Cada grupo PET visa realizar, no âmbito de sua Instituição de Ensino Superior, o modelo de indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, voltado às atividades realizadas para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa.

Assim, cada grupo planeja e executa atividades que objetivam ampliar a qualidade de seus cursos e buscam, também, a complementação da formação ampla dos alunos, com base na prática da cidadania e da responsabilidade social. Cada grupo é constituído por um tutor e 12 alunos bolsistas, escolhidos anualmente por meio de um processo seletivo.

PET em números – Atualmente, existem 842 grupos em Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, de todo o país, sendo 842 tutores e 10.104 alunos bolsistas. No Norte, existem 63 grupos, logo 63 tutores e 756 discentes bolsistas e mais de 300 voluntários.

Importância – Anualmente, os grupos PET reúnem-se em nível regional (encontros nas Regiões Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste) e nacional, com o intuito de divulgar e difundir o trabalho e as experiências executados por esses grupos, bem como discutir temáticas pertinentes ao contexto do programa. É importante ressaltar a importância do evento, que irá estimular experiências acadêmicas e científicas entre os grupos PET, proporcionando um espaço de discussão interdisciplinar para a ampla formação dos alunos como cidadãos.

Trabalhos – Até o dia 5 de junho de 2017, os estudantes puderam enviar trabalhos para o evento. O tema foi livre, podendo relatar atividades de ensino, pesquisa, extensão ou experiências, evidenciando, preferencialmente, a ligação da educação tutorial dentro desta atividade. A lista com a relação final de resumos/trabalhos aprovados está no site do evento (clique aqui).

Mais informações: (91) 3201 8562 ou pelo e-mail nortepet2017belem@outlook.com

Texto e arte: Divulgação