Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Reunião ampliada discute feminismo, mídia e política na UFPA
Início do conteúdo da página

Reunião ampliada discute feminismo, mídia e política na UFPA

  • Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 15h00

banner reunião ampliada compoa 02 2

O Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia (Compoa), ligado à Faculdade de Comunicação (Facom) e ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realiza uma reunião ampliada sobre feminismo e política, nesta sexta-feira, 7 de julho, às 14h30, no Auditório Professor Armando Mendes, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA). A reunião terá a participação da jornalista Rayza Sarmento, doutora e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista na interface entre gênero, comunicação e política. O evento é aberto ao público e as inscrições serão realizadas no local.

Na pauta da discussão, uma parte da pesquisa de doutorado da pesquisadora: "Estudos feministas de mídia e política: uma agenda de pesquisa". O objetivo é fazer um panorama dessa área de estudos e oferecer insumos para futuras pesquisas.

“Esta discussão tem muita importância para o Compoa, que possui uma linha de pesquisa voltada para comunicação, poder e gênero e também para estudantes e pesquisadores interessados na área de investigação. É uma temática em evidência. Precisamos discutir gênero, precisamos discutir feminismo, e a abordagem da mídia tem uma centralidade nessa discussão. Quando lançamos um olhar para a abordagem midiática, estamos contribuindo para que o assunto seja reverberado na sociedade de forma crítica”, explica a professora Danila Cal, líder do Compoa.

O evento tem apoio do NAEA e é voltado para a comunidade acadêmica – principalmente estudantes e pesquisadores que trabalham temática de gênero – e também aberto a atores sociais e aos profissionais que tiverem interesse em participar dessa discussão.

Sobre Rayza Sarmento - Doutora e mestre em Ciência Política pela UFMG, com doutorado sanduíche em Mídia, gênero e política pela Northumbria University at Newcastle/UK. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UNAMA -  e pesquisadora do Margem - Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça (UFMG). 

Sobre o Compoa - O Grupo de Pesquisa Comunicação, Política e Amazônia-Compoa (UFPA/CNPq) é liderado pela professora Danila Cal (Facom/PPGCom/UFPA) e investiga, com base nas interfaces entre comunicação, relações de poder e democracia, fenômenos sociais e políticos contemporâneos que ocorram no contexto amazônico ou incidam sobre ele. Esses processos são analisados em diferentes contextos comunicativos: internet e redes sociais, mídia e conversação cotidiana.

O grupo congrega estudantes de graduação e de mestrado, de Comunicação e de outras áreas e também há a participação de militantes sociais e de profissionais que atuam na área da comunicação e política. Entre as temáticas trabalhadas, estão relações e desigualdades de gênero, trabalho doméstico, redução da maioridade penal, mulheres e poder.

A jornalista Kassya Fernandes, que atua em movimentos sociais pelos direitos da criança e do adolescente há dez anos, faz parte do Compoa. Para ela, o grupo é uma oportunidade de profissionais que estão inseridos no mercado discutirem assuntos com o embasamento daqueles que estão na Academia, como uma troca de experiências e conhecimentos.

O Compoa é a oportunidade de você reunir pessoas que estão no mercado e também na Academia discutindo sobre política de uma maneira mais ampla. Quem está há muito tempo no mercado tem poucas oportunidades de discutir criticamente sobre o que nós praticamos e observamos ao longo dos anos. Como uma pessoa que atua há muito tempo com movimento social, há tempos tentava refletir sobre alguns pontos que hoje a gente lê, discute e acaba fazendo reflexões ainda mais profundas com a contribuição dos colegas. Essa troca é muito enriquecedora para nós como profissionais e acho que a gente contribui com as pesquisas desenvolvidas também”, afirma Kassya sobre o grupo.

As reuniões do Compoa ocorrem duas vezes por mês. O grupo abre as reuniões quando promove debates de interesse mais amplo, como o bate-papo sobre estudos feministas de mídia e política; oficinas de produção de Currículo Lattes; produção de artigo científico e outros eventos ao longo do ano.

Serviço:
"Estudos feministas de mídia e política: uma agenda de pesquisa"
Dia 7/7/2017, às 14h30
Local: Auditório Prof. Armando Mendes, do NAEA (UFPA)
Evento público
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fanpage: grupocompoa

Texto e arte: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página