Página inicial > Ultimas Notícias > Cineclube TRT8/UFPA realiza mais uma sessão para alunos de escolas públicas

Cineclube TRT8/UFPA realiza mais uma sessão para alunos de escolas públicas

• Publicado: Quarta, 05 de Julho de 2017, 15h24

Levante2

O Cineclube TRT8/UFPA realiza, nesta sexta-feira, 7, às 9h, mais uma exibição de filmes, que ocorre no auditório da sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Belém. Os filmes selecionados são o documentário paraense Batalha de São Brás, de Adrianna Oliveira, e Levante!, de Susanna Lira e Barney Lankester-Owen. Ambos abordam a resistência dos jovens manifestada por meio da arte ou da tecnologia e mídias alternativas.

A Batalha de São Brás aborda, em 26 minutos, o grito de resistência do movimento Hip Hop em Belém, que se reúne no Mercado de São Brás. O mercado abriga, durante o dia, uma feira livre e, nas noites de sábado, recebe centenas de pessoas para presenciar as batalhas dos MCs. O documentário mostra, também, os personagens que participam do movimento e como o local se tornou campo de luta pela cultura e por políticas públicas que favoreçam a população.

A diretora Adrianna Oliveira, antes de realizar o Batalha de São Brás, fez experiência com curtas universitários, alguns premiados pelo Brasil. O filme foi produzido por meio do Edital Jovem.Doc, da Fundação de Apoio à Unifesp (FAP-Unifesp), da Universidade Federal Paulista (Unifesp), da Cinemateca Brasileira e da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV-Minc).

O documentário Levante! foi produzido com equipes do México, de Hong Kong, da Faixa de Gaza e  do Brasil, e aborda, ao longo de 50 minutos, a influência das novas tecnologias para a transformação social e a expansão da comunicação. A obra mostra a importância da internet em manifestações em algumas partes do Mundo. No Brasil, aborda os fatos de junho de 2013, por meio do canal virtual Mídia Ninja, que, utilizando smartphones e Twitcasting (aplicativo que permite a transmissão de vídeos ao vivo), mostrou aquilo que a mídia institucionalizada não exibiu. Na Faixa de Gaza, mostra o ponto de vista dos palestinos – o qual não costuma ser visto e, por muitas vezes, são até apontados pela mídia de massa (rádio e televisão) como os “vilões” sobre a guerra com Israel. O olhar é de Noor Harazeen, uma jovem jornalista que criou um canal no Youtube, e Farah Baker, uma adolescente de 16 anos que escrevia e postava fotos no Twiter sobre os acontecimentos da guerra. Ambas foram vítimas de ataques virtuais por suas iniciativas de transmissão de informações.

A expectativa para essa sessão do Cineclube TRT8/UFPA é grande, já que, na primeira, o projeto recebeu cerca de 200 pessoas, a maioria composta por alunos da Escola Estadual Waldemar Ribeiro, no Telégrafo, atendida pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, do TRT.

O Cineclube TRT8/UFPA é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA, coordenado pela professora Ângela Gomes e executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, coordenada pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.

Cineclube TRT8/UFPA
Data: 7/7/2017
Horário: 9h
Local: TRT8 - Auditório Aloysio da Costa Chaves, Trav. D. Pedro I, 746 – Praça Brasil – Umarizal