Página inicial > Ultimas Notícias > Mestrado Profissional em Letras lança edital de exame nacional

Mestrado Profissional em Letras lança edital de exame nacional

• Criado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 17h51
  • Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 17h51
  • Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2017, 17h28

Professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental efetivos na rede pública podem obter título de Mestre por meio do ProfLetras, o Mestrado Profissional em Letras.

De acordo com o edital, o programa oferta 831 vagas. A Universidade Federal do Pará (UFPA) oferta 26, sendo a Instituição de Ensino Superior da Região Norte que disponibiliza o maior número de vagas, pois apresentou a maior demanda em 2013 e em 2015. As inscrições ocorrem no período de 22 de agosto a 19 de setembro de 2016.

O exame nacional será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição que coordena o programa. Em caráter objetivo e discursivo, as provas serão aplicadas no dia 23 de outubro, das 14h às 18h, horário de Brasília. Em Belém, município sede da UFPA, o exame será realizado das 13h às 17h, por causa do horário de verão.

Inscrições - No site da Comperve UFRN, será preciso fornecer documento de identidade e CPF e preencher o formulário de inscrição. O pagamento da taxa, no valor de 70 reais, deverá ser feito até o dia 20 de setembro. Poderão ser isentos os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com baixa renda familiar. A partir do dia 5 de outubro, o candidato poderá consultar a validação de sua inscrição. A divulgação do resultado das provas será feita em novembro de 2016, e o resultado final sairá em dezembro deste ano.

O candidato deve ser licenciado em Letras, com habilitação em Português, e estar ministrando aula de Língua Portuguesa em qualquer ano do ensino fundamental na rede pública do Brasil. Esta é a primeira vez que candidatos travestis ou transexuais poderão ser atendidos pelo nome social, desde que encaminhem à Comperve o Requerimento de Atendimento Especial, disponível no formulário de inscrição.

Mestrado Profissional – O ProfLetras é um programa nacional de pós-graduação em Letras na modalidade semipresencial, voltado à capacitação de professores de Língua Portuguesa no ensino fundamental. Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e coordenado pela UFRN, teve início em 2013, com a participação de 34 universidades públicas ligadas ao Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em 2016, serão 48 instituições associadas.

Na UFPA, o curso é coordenado pela professora doutora Maria de Fátima do Nascimento e pelo professor doutor Alcides Fernandes de Lima.

Mais informações na Secretaria do ProfLetras (Instituto de Letras e Comunicação – Campus Básico), ou pelos contatos (91) 3201-7501 e e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Assessoria de Comunicação ILC
Arte: Reprodução / Google