Página inicial > Ultimas Notícias > Revista divulga trabalhos de alunos e colaboradores do Bacharelado em Cinema da UFPA

• Publicado: Quarta, 19 de Julho de 2017, 15h02

RevistaChuva

A Revista Chuva de Cinema é um acervo digital de trabalhos produzidos por alunos e colaboradores do Curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual da UFPA. Além de registrar e organização a produção dos alunos, a revista é um espaço de compartilhamento de informações e conteúdos sobre cinema e audiovisual. Com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Produção Artística (PIBIPA), do Instituto de Ciências da Artes (ICA), a revista publica materiais no site e em um canal do Youtube, semanalmente.

Objetivos -  Divulgar trabalhos produzidos no âmbito do curso de Cinema e servir de acervo para os alunos são as metas principais da revista. No entanto, segundo o coordenador da revista, professor Bruno Assis, ele visam “utilizar também como um espaço de comunicação do curso, por isso criamos também a página do facebook da revista e canal no youtube”, explica.

Importância - De acordo com o professor Bruno, a importância da revista está em cinco aspectos: “A necessidade que o curso de cinema da UFPA tinha em dar vazão (no sentido da divulgação) para os trabalhos produzidos pelos alunos; um espaço colaborativo de produção e comunicação discente; a criação de um acervo digital para o curso, funcionando como um portfólio acessível a todos; a necessidade de uma presença digital atuante por parte do curso de cinema; por fim, não menos importante, um espaço de atuação em que os alunos sejam partícipes principais. A ideia é que eles assumam o projeto, vistam a camisa e trabalhem para deixar um legado que estimule futuros alunos do curso a participar e dar continuidade ao projeto.”

Chuva de Cinema - Idealizada pela professora Ana Claudia Melo, inicialmente, a revista visava publicar apenas trabalhos escritos. No entanto, o professor Bruno, em consenso com os alunos do curso, transformaram a revista no que é hoje. “Cheguei à conclusão de que seria mais interessante criar um portal na web que funcionasse como acervo de todos os tipos de trabalhos dos alunos do curso de cinema, saindo da esfera dos materiais escritos e impressos e indo ao digital, englobando principalmente o audiovisual, que é o foco principal do curso”, relata ele.

​Como enviar trabalhos? - Para enviar sua produção, o material deve seguir as diretrizes de submissão. Além disso, para a publicação, o interessado deve preencher e enviar corretamente o formulário de submissão - anexado ao fim das diretrizes. Em caso de dúvidas, pode-se entrar em contato com a coordenação da revista por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Documentário “Cardápio” - Entre as publicações recentes está o documentário “Cardápio”, do estudante de Cinema Edgar Barra. No trabalho, realizado como parte da disciplina Metodologia da Pesquisa, Edgar abordou o desperdício de alimentos no Restaurante Universitário (RU) da UFPA. No vídeo o aluno, segue a rotina do restaurante, desde a fila até a comida jogada fora.

Para Edgar, o desperdício de comida no RU “é algo incabível em sociedade como a nossa, em que existem milhões de pessoas que não têm acesso à alimentação diariamente, e na Universidade, no ambiente de aprendizado acadêmico, de construção de conhecimento e de quebra de paradigmas, tem comida boa e barata desperdiçada”. Por isso, ele aponta os objetivos do vídeo como “três grandes provocações: sensibilizar quem assiste e é usuário do RU a não desperdiçar; fazer com que o espectador se insira naquela realidade através de sons imagens e também provocar os outros cursos ou pessoas interessadas a propor soluções para situação.”

Segundo o coordenador da revista, “esse trabalho, além de ser uma produção discente do curso, nos mostra uma importância fundamental para aqueles que "vivem" na UFPA. O trabalho toca em um importante ponto, embora muitas vezes invisibilizado, que é a questão do desperdício da comida. Em tempos de muita representatividade e protestos ganhando voz, acredito que esse documentário trás à tona mais um tema atual e relevante, que nós, como comunidade acadêmica, devemos nos atentar não só para o que ocorre na UFPA, mas também num âmbito macro.” Apesar de ter mesmo tema e importância, o documentário não está ligado à campanha “Pensar, comer e conservar”.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA