Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições abertas para o mestrado em agriculturas familiares e desenvolvimento sustentável

• Publicado: Quinta, 20 de Julho de 2017, 15h27

AgriculturaFamiliar

Até 31 de agosto, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (MAFDS), oferecido pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA) – Área de Concentração Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável. O curso, sob responsabilidade do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR/UFPA) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA - Amazônia Oriental), disponibiliza 24 vagas.  Entre as vagas, duas são destinadas a candidatos estrangeiros (seleções específicas), mas, se não forem preenchidas, serão ofertadas a candidatos brasileiros. Veja o edital aqui.

Inscrições - Para se inscrever o candidato tem as opções presencial, por correio ou on-line. Nas três modalidades, o interessado deve enviar os seguintes documentos: Formulário de inscrição preenchido (anexado no Edital); Histórico escolar da Graduação; Curriculum Vitae na Plataforma Lattes e comprovações dos itens do currículo; Memorial, que relaciona a trajetória profissional e/ou acadêmica do aluno com a linha de pesquisa do Programa, e Declaração de dedicação exclusiva ao curso (conforme o edital). Além disso, também são necessárias cópias da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do diploma (ou declaração equivalente) em uma graduação na área das Ciências Agrárias e demais áreas de conhecimento. Os originais serão exigidos para conferência no ato da matrícula.

No modo presencial, o candidato deve entregar os documentos no Protocolo da Secretaria do Curso de Pós-Graduação, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. Via Correios, os documentos devem ser postados via SEDEX, para o endereço do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural, Mestrado em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável na UFPA. O comprovante de envio da documentação deverá ser encaminhado, por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com identificação do candidato. Na opção on-line, os documentos solicitados devem ser enviados em PDF em um arquivo único anexado ao formulário de inscrição, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA/UFPA), disponibilizado no site do PPGAA.

Processo Seletivo - Após o homologação das inscrições, em 15 de setembro, e o período para recursos (18 e 19 de setembro), começa o processo seletivo. A primeira etapa do processo é uma prova escrita, no dia 4 de outubro, das 14h às 18h. Nos dias 8, 9 e 10 de novembro, serão realizadas entrevistas com os aprovados na primeira fase. Essa parte do exame pode ser realizada presencialmente, no NCADR, ou por Skype - para quem não fez a prova escrita em Belém. Além do processo seletivo, o aluno ainda terá quatro chances de proficiência em inglês por meio da prova de proficiência da Faculdade de Línguas Estrangeiras (FaLEM). O resultado final, assim como a data e local das matrículas, será divulgado no dia 7 de dezembro, site do Programa e na Secretaria do Curso.

A prova escrita é baseada na bibliografia (indicada no edital) e avaliada segundo os seguintes critérios: clareza e coerência das respostas; qualidade dos argumentos; adequação às normas gramaticais e ortográficas; entendimento e articulação dos textos constantes da bibliografia. Para a entrevista, serão analisados curriculum vitae e memorial, que segue os mesmos critérios de avaliação que a parte escrita. Além disso, a entrevista avalia a capacidade de expressão oral, clareza e articulação de ideias, capacidade de análise das próprias experiências e perspectivas.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google