Projeto de extensão da ETDUFPA leva dança para escolas públicas e privadas
A Dança enquanto área de conhecimento vem paulatinamente ganhando espaço no contexto escolar por meio de sua inserção no componente curricular Artes para a educação básica. Em consonância a este contexto, o Curso de Licenciatura em Dança da Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (ICA), criou, em janeiro de 2017, o projeto de extensão Educadança, coordenado pela professora-mestre Luiza Monteiro Souza.
O Projeto tem como objetivo promover a circulação da Dança em escolas públicas e/ou privadas, por meio de uma tríade de ações (dialogar sobre dança, praticar a dança e fruir a dança), oportunizando a interação desta comunidade, mais especificamente alunos do ensino médio, com o conhecimento em dança produzido no âmbito acadêmico, no curso de Licenciatura em Dança, e, mais precisamente, no projeto de pesquisa "Escola, Dança e Educação".
Objetivos - O projeto propõe-se, também, a estimular a fruição da dança enquanto arte por meio de apresentações artísticas. A iniciativa pretende, ainda, promover oficinas de dança, a partir de conteúdos e estratégias metodológicas desenvolvidas no projeto de pesquisa e na disciplina "Escola, Dança e Educação"; e ampliar a difusão da dança enquanto área do conhecimento, por meio de rodas de conversas; além de estreitar o diálogo da Escola com o conhecimento em dança produzido no contexto acadêmico, e dinamizar a formação discente dos futuros licenciados em dança por meio de ações concretas no espaço escolar e incentivar a formação e produção em dança/artes no contexto escolar e acadêmico.
Educadança - Desde que foi implementado, o projeto Educadança já fez cinco circulações em quatro instituições de ensino diferentes, alcançando uma média de 30 pessoas por circulação, dentre estudantes do ensino médio e acadêmicos do curso de Educação Física. As instituições beneficiadas foram a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Graziela Moura Ribeiro, a Faculdade da Amazônia (FAAM), Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Regina Coeli e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Freitas.
O projeto de pesquisa Escola, Dança e Educação e o projeto de Extensão Educadança são coordenados pela professora-mestre Luiza Monteiro e atualmente conta com a participação de 21 alunos do curso de Licenciatura em Dança da ETDUFPA.
Texto e fotos: Divulgação / ICA
Redes Sociais