Página inicial > Ultimas Notícias > Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Música na EMUFPA

Estão abertas as inscrições para o Curso Livre de Música na EMUFPA

• Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 15h04

Curso livre de Música

O Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará (ICA/UFPA), por meio da Escola de Música (EMUFPA), torna público o Processo Seletivo para o Curso Livre de Música presenciais, realizado durante o segundo semestre de 2017. As inscrições para os cursos iniciam-se nesta quinta-feira, 27, e devem ser realizadas até às 17h horas do dia 1° de agosto. As aulas começam em 21 de agosto.

Como forma de atender a demanda de formação musical inicial anterior aos cursos técnicos, o Curso Livre de Música, Projeto de Extensão da EMUFPA, disponibilizou nessa edição do processo seletivo 160 vagas em 14 cursos diferentes. Por meio de aulas semanais, os alunos podem ter contato com novos instrumentos como bateria, contrabaixo, saxofone, violoncelo, entre outros.

Além disso, o aluno não precisa ter conhecimento prévio do instrumento para realizar o curso. Por meio da disponibilização de 5 módulos de aula diferentes, o Curso Livre abre mais oportunidades para quem deseja aprender novos instrumentos.

Inscrições - As inscrições para o processo seletivo deste ano devem ser realizadas apenas online. Os interessados devem acessar o site para emitir uma  Guia de Recolhimento da União (GRU) simples, para pagamento da taxa de inscrição de R$ 35,00. As inscrições que preencherem os requisitos estipulados no edital do processo serão homologadas, e os candidatos estarão aptos a participarem do processo seletivo. O resultado das homologações será divulgado no dia 05 de agosto.

Seleção - O processo seletivo ocorrerá nas dependências da EMUFPA, e consistirá somente um em exame prático. A prova será aplicada individualmente ou em pequenos grupos de formação musical, por ordem de chegada e com limite de tempo de 20 minutos por candidato ou grupo de candidatos.

A partir desse teste de aptidão, o candidato será classificado como apto ou não. Os candidato não aprovados serão eliminado do processo. O candidato apto estará sujeito à segunda etapa de seleção. O valor máximo da prova será de 10 pontos. Será aprovado o candidato que obtiver, no mínimo , a nota 6.

Curso Livre de Música - Criado em 1964 pelo então diretor da Escola de Música, Nivaldo Santiago, o Curso Livre de Música da UFPA era ministrado pelos próprios membros da orquestra da UFPA. O Curso funcionava a partir do interesse que alguém manifestasse em aprender tal instrumento, sendo um músico da orquestra solicitado para ensinar a tocar. Hoje, o Curso conta com dois processos seletivos a cada ano, além de contar com ampla participação da comunidade interna e externa da UFPA.

Processo Seletivo para o Curso Livre de Música
Inscrições: 27 de julho a 1º de agosto