Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas inscreve até 15 de agosto

• Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 15h04

ProgramaAristides

O Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas está com inscrições abertas até o dia 15 de agosto de 2017. A inscrição dos candidatos aos estágios deverá ser feita por meio do formulário eletrônico. O Programa foi criado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) em 1994 e é patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo principal é criar mecanismos que permitam a universitários vocacionados para a atividade científica estagiar em laboratórios dirigidos por membros titulares da ABC, com linhas de pesquisa definidas e reconhecidamente produtivas. A seleção dos universitários será feita por uma Comissão da ABC, e o resultado será divulgado em 11 de setembro.

O Programa é oferecido a estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) do país, com exceção de instituições com sede nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os recursos disponíveis para o Programa permitem acolher até trinta universitários do país nos laboratórios participantes do Programa nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e da Saúde.

Estágios - Os estágios de treinamento serão realizados durante o período das férias acadêmicas de verão (8 de janeiro a 8 de fevereiro de 2018), em regime de tempo integral. Ao final do estágio, cada estudante deverá enviar à Academia Brasileira de Ciências relatório circunstanciado de suas atividades durante o período de estágio, devidamente aprovado pelo respectivo pesquisador-orientador. Os universitários que completarem o período de estágio e tiverem seus relatórios aprovados pelos respectivos orientadores, receberão certificado emitido pela ABC.

A continuidade do trabalho iniciado durante o estágio inicial é aspecto importante do programa e deve ser estimulada após o retorno dos universitários às suas instituições de origem. Os estudantes que demonstrem talento e vocação para a atividade científica poderão participar do programa em anos sucessivos.

Financiamento - Os recursos financeiros do Programa provêm de auxílio concedido pela Capes à Academia Brasileira de Ciências, na forma de diárias (totalizando R$ 3.200,00) e passagens de ida-e-volta entre as instituições de origem dos universitários e os laboratórios dos acadêmicos. A ABC não providencia acomodação, transporte ou alimentação para os estagiários.

Homenagem - A escolha do nome do Professor Aristides Pacheco Leão para este programa representa justa homenagem da Academia Brasileira de Ciências a seu presidente emérito, eminente neurofisiologista.

Serviços:
Programa Aristides Pacheco Leão de Estímulo a Vocações Científicas
• Inscrições: até o dia 15 de agosto de 2017
• A inscrição dos candidatos por meio do formulário eletrônico.
• Lista de orientadores/laboratórios disponíveis ( Clique aqui)
• Formulário de candidatura (Clique aqui)
• Para maiores informações e para ter acesso ao material de divulgação, entre na  página do Programa

Texto e arte: Divulgação