Página inicial > Ultimas Notícias > MUFPA recebe exposição em homenagem a Walter Bandeira

MUFPA recebe exposição em homenagem a Walter Bandeira

• Publicado: Sábado, 02 de Novembro de 2013, 21h15
  • Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2017, 17h24
imagem sem descrição.

Há 75 anos, nascia em Belém um artista de muitas facetas e com uma voz marcante, inconfundível. Entre tantos talentos, Walter Bandeira ficou conhecido mais pelo canto e pela locução. Para homenagear esse grande artista, foi criado o Projeto “Walter 75”, que, ao longo deste ano, realizará uma série de eventos, entre eles, a Exposição “Walter Bandeira - O canto das aquarelas”, que poderá ser vista no Museu da Universidade Federal do Pará (MUFPA). A mostra será aberta nesta terça-feira, 23, às 19h, e ficará à disposição do público até o dia 29 de setembro. O MUFPA está localizado na avenida Governador José Malcher, esquina da rua Generalíssimo Deodoro, no bairro Nazaré, em Belém.

Um lado pouco conhecido do cantor – “Queríamos mostrar um dos muitos talentos do Walter que pouca gente conhece: a pintura. Ele produziu diversas obras, principalmente, em aquarela. Generoso, presenteava os amigos com suas obras, mas a maioria nunca saiu do seu espaço de criação. Algumas sequer assinava. Eu tenho a honra de ter sete telas e uma pintura em seda que ele me deu”, conta a arqueóloga Edithe Pereira, idealizadora do Projeto "Walter 75" e amiga pessoal do artista.

A arqueóloga explica que a ideia de fazer o projeto em homenagem a Walter surgiu por causa das aquarelas, de dar uma destinação para este acervo. “A ideia do projeto nasceu de uma conversa que tive com a Nazaré Lima (grande amiga do Walter). Ela estava guardando todas as aquarelas e telas feitas pelo Walter e, em 2014, nós começamos a catalogar esse material e vimos que daria uma bela exposição.”

Serão expostas 60 aquarelas que apresentam temas variados. “Certamente, o público se surpreenderá com elas pela beleza e sensibilidade que transmitem”, diz Edithe.

Víde e sarau - Quem visitar a exposição também vai poder assistir a um vídeo produzido pela Tv Cultura sobre o artista e, ainda, acompanhar um Sarau nos jardins do MUFPA. Uma parte das obras expostas ficará sob a guarda do Museu e outras poderão ser adquiridas pelos interessados em ter em casa o lado artista plástico de Walter Bandeira. A exposição poderá ser visitada de 23 de agosto a 29 de setembro no Museu da UFPA.

Mais do projeto - No dia 31 deste mês, um show irá marcar a data de aniversário do cantor, que faria 75 anos se vivo estivesse. O evento será realizado no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, às 20h. A direção musical do espetáculo é do contrabaixista Adelbert Carneiro e vai contar com a participação de cantores e músicos que atuaram com Walter ao longo da carreira, como Andrea Pinheiro, Adilson Alcântara, Lucinha Bastos, Marcoh Monteiro, Eloy Iglesias, Helinho, Pedrinho Cavalero, Olivar Barreto, Nana Reis, Natália Matos, Paulo José Campos de Melo, Maca Maneschy, Luiz Pardal, Kzan Gama, Calibre, Sagica, entre outros.

O lançamento do livro Walter e Gema está previsto para novembro deste ano.  A obra, de autoria do professor Advaldo Castro Neto, conta a carreira de Walter Bandeira no período de 1981 a 1992, quando o cantor atuou com o Grupo Gema, formado por Nego Nelson, Bob Freitas, Dadadá, Kzan Gama e Sagica.

Outras ações previstas para ocorrer dentro do planejamento do Projeto "Walter 75": a reedição do CD “Guardados e Perdidos”, de Walter Bandeira e Paulo José Campos de Melo; a remasterização do LP de Walter Bandeira e lançamento desse material em CD; uma exposição de cartuns, com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP); e o lançamento de um videodocumentário que está sendo produzido pela TV Cultura do Pará.

O projeto tem o apoio cultural da Universidade Federal do Pará por meio do Museu da UFPA, da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA), da Oficina de Criação (FaCom); do governo do Pará por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG); da TV, Rádio e Portal Cultura (Funtelpa), da Imprensa Oficial do Estado (IOE), da Assembleia Legislativa do Pará (ALePa) e da RR Pneus.

Walter Bandeira, artista multifacetado -  Cantor, locutor, ator, professor, poliglota, escritor e pintor. Artista multifacetado, cujo talento ultrapassou fronteiras, mas nunca deixou sua terra natal. Entre os muitos talentos, o canto e a locução foram, sem dúvida alguma, os mais conhecidos. Começou a cantar no final da década de 1960 e sua voz, inconfundível, tornou-se admirada. Walter também foi professor de voz e dicção da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.  Ele faleceu em 2 de junho de 2009.

Projeto ‘Walter 75’ – homenagem a Walter Bandeira
Exposição ‘Walter Bandeira - O Canto das Aquarelas’
De 23 de agosto a 29 de setembro de 2016
Abertura: 23 de agosto