Página inicial > Ultimas Notícias > Alunos da Faculdade de Economia vencem prêmio do Conselho Regional de Economia

Alunos da Faculdade de Economia vencem prêmio do Conselho Regional de Economia

• Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 15h36

conselho regional de economia corecon pa ap

Três alunos da Faculdade de Economia da UFPA venceram o Prêmio de Monografia “Prof. Armando Corrêa Pinto” 2017, do Conselho Regional de Economia do Estado do Pará e Amapá - 9a Região. Os ganhadores Gessiane Paulino, Erika Kato e Márcio Nonato foram os três primeiros colocados na premiação. A entrega ocorrerá, nesta qinta-feira (10 de agosto), durante a Semana do Economista 2017, às 18h, no Auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Prêmio - Os vencedores são concluintes do curso de Economia da Universidade. Gessiane, a primeira colocada, escreveu sobre a “Questão Agrária na Amazônia: Estudo sobre os Projetos de Assentamentos Agroextrativistas da Região Metropolitana de Belém”. Enquanto que, a segunda colocada, Erika Kato, escreveu uma monografia sobre o sistema financeiro do Brasil, denominada “A Regulação Prudencial e o Sistema Financeiro Brasileiro: Uma Análise pós- Keynesiana”. Já o terceiro ganhador, Marcio Borges, dissertou a respeito da “Análise Situacional da Mulher e do Negro no mercado de Trabalho na Região Norte: Uma Perspectiva das Desigualdades”.

Gessiane realiza sua pesquisa há dois anos, em parceria com o Diretório de Pesquisa em Desenvolvimento, Dinâmica do Trabalho e Gestão Territorial na Amazônia Oriental e o Programa Mercado Institucional de Alimentos/UFPA. Por isso, para ela, a premiação foi gratificante: “Eu não esperava a premiação, devido à temática trabalhada, sobre a questão agrária na Amazônia. Devido a isso, esse prêmio foi um reconhecimento de suma importância sobre a pesquisa que venho desenvolvendo”, ressalta.

Importância - Segundo o diretor da Facecon, “o prêmio ajuda a estimular a capacidade dos alunos. Espero que sirva de norte para os próximos concluintes e que os incentive a não escrever trabalhos de conclusão de curso como uma formalidade, e sim como uma alavanca para algo mais. Afinal, nós queremos um trabalho de qualidade de todos nossos alunos”. Além disso, ele ressalta a importância do reconhecimento para a carreira dos recém-formados: “Receber um prêmio dessa natureza tem grande importância para o futuro desses alunos no mercado, porque é uma premiação de concorrência aberta. É um grande diferencial.” Além de estimular os próximos alunos, para a primeira colocada, o reconhecimento serve de incentivo pessoal. “De forma geral, o presente Prêmio é de suma importância e incentivo à pesquisa desenvolvida, que dou continuidade no Programa de Pós-Graduação em Economia da UFPA.”

Histórico - Desde 2008, alunos da Facecon ficam entre os três primeiros colocados da premiação. No entanto, desde 2013, os alunos têm ocupado as três posições do pódio, por isso, de acordo com o professor José Nazareno, este ano é importante: “nós sempre ficamos entre os três primeiros, mas este ano é especial, porque é a quinta vez seguida que ocupamos as três primeiras posições.”

Semana do Economista -  Além da premiação, o evento contará com minicursos, palestras e uma cerimônia de Abertura, nesta quinta-feira, 10 de agosto. A abertura da semana receberá os vencedores, assim como o diretor da Faculdade de Economia da UFPA. Os minicursos solicitam um investimento de R$10,00 (dez reais) a ser feito na conta corrente do Corecon (disponível aqui). Para confirmar a inscrição o participante deve enviar o comprovante de depósito para o endereço de e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Semana do Economista
Data e Hora: 10 e 11 de agosto, às 18h.
Local: Auditório do SEBRAE (Rua Municipalidade, 1461 - Umarizal)
Inscrições aqui.
Mais informações pelos números (91) 3242-0207 / 3223-1988 ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA