Página inicial > Ultimas Notícias > Seminário Indígena discute transformações e direitos nesta quarta-feira, 16

Seminário Indígena discute transformações e direitos nesta quarta-feira, 16

• Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2017, 17h23

povos

A Fundação VILLAS-BÔAS, em parceria com a Reitoria da UFPA, com a Associação dos Povos Indígenas dos Estudantes da Universidade do Pará e com a Liga Acadêmica de Saúde Indígena do Pará (LASIPA/UFPA), vai realizar, na quarta-feira (16 de agosto), o I Seminário Indígena: Uma Sociedade em Transformação e seus Direitos (FVB).

Certos de que os indígenas têm voz, sabem falar e frequentam a universidade, os fomentadores do evento objetivam dar espaço para que todos possam expor suas demandas, pensamentos e ideias sobre sua presença e dificuldades sentidas dentro e fora das universidades.

A programação do evento será composta por palestras, rodas de conversa e momentos culturais. Terá a presença de vários caciques e líderes aldeados, representantes de todo o Estado do Pará e estudantes indígenas urbanos.

Serão sugeridas propostas de melhoria por parte de universitários e universidade para uma boa relação de parceria e melhor desempenho dos indígenas estudantes, que vai da graduação a especializações, mestrado e doutorado.

Programação

O seminário será composto por duas demandas, divididas em quatro módulos. O primeiro módulo diz respeito ao Direito Civil. Terá como palestrantes o doutor Johny Fernandes Gyfony, da Defensoria Pública Estadual; doutor Patrick Menezes Colares, do Ministério Público Federal, e a  delegada Hildenê Moraes Falqueto, da Delegacia de Crimes Discriminatórios.

O segundo módulo vai tratar do Direito Florestal. O doutor Arthur Vallinoto Bastos, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); a doutora Cláudia Kahwage, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR); e a doutora Eliane Moreira, da Promotoria Agrária Estadual, serão os palestrantes.

Direito Saúde será o terceiro módulo. Terá como palestrantes Stanney Everton Nunes, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI); a doutora Heloisa Guimarães, da Secretaria Estadual de Políticas de Saúde; e a professora doutora Nilda Barata, Psicossocial UFPA.

Por fim, o quarto módulo irá tratar do Direito Educação. A professora Maria Romélia Julião, da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc); a professora doutora Joelma Cristina Alencar, da UEPA; e a professora doutora Isabel Cabral, do Tutorial para Indígenas da UFPA, serão as palestrantes.

I Seminário Indígena: Uma Sociedade em Transformação e seus Direitos
Data: 16 de agosto
Local: Auditório Arlindo Pinto (ICB/UFPA) – Prédio anexo
Hora: Início às 8h (recepção)