Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Geociências comemora 60 anos do Observatório Magnético da ilha de Tatuoca

• Publicado: Quarta, 16 de Agosto de 2017, 15h38

Observatório Magnético da ilha de Tatuoca

O Observatório Magnético da ilha de Tatuoca completa 60 anos neste sábado, 19 de agosto. Por isso, desde as 8h30 de sexta, 18, o Instituto de Geociências da UFPA e o Observatório Nacional (ON) vão comemorar o aniversário, com palestras, no auditório do IG, e uma visita à ilha,  que fica próximo a Belém. O evento não requer inscrição, apenas confirmação de presença pelo número (91) 3201-7107 ou via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

A ilha é de pequena dimensão, mas tem importância estratégica, por ser considerada um dos pontos de captação magnética na terra. As informações coletadas são empregadas em telecomunicações, pesquisa científica, prospecção de minerais e navegação aérea, terrestre e marítima. No Brasil, existem apenas as estações magnéticas fixas em Vassouras, no Rio de Janeiro, administrada pelo Observatório Nacional; e na ilha de Tatuoca, em Belém, administrada pelo CNPq, por meio do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).

Programação - O primeiro dia de comemorações terá início no auditório do IG, às 8h30, com a abertura do evento. A seguir, ocorrerá a palestra “60 anos de operação do Observatório Magnético da Ilha de Tatuoca: 19 de agosto de 2017”, com a professora Katia Pinheiro, do Observatório Nacional. Depois, às 10h, o professor Cristiano Martins, da Faculdade de Geofísica (FAGEOF), ministrará a palestra “Modelos globais da variação do campo magnético terrestre”.

O resto do dia será preenchido pelas palestras “Comparação dos modelos globais do campo geomagnético com os dados magnéticos de Tatuoca”, da aluna da FAGEOF, Raissa Baldez; e “Sistema GNSS de monitoramento de dados em superfície. Acordo de Cooperação Científica – Shangai Astronomical Observatory/ON/UFPA/IG”, apresentada pelo professor Galdino Mota, da Faculdade de Meteorologia da UFPA. O dia do aniversário será celebrado com uma visita científica às novas instalações do Observatório Magnético de Tatuoca. Nesse dia, o barco sairá do Trapiche de Icoaraci, às 9h, e retornará ao trapiche às 17h45. (programação completa aqui)

Importância - O observatório contém instrumentos que medem constantemente o campo magnético da Terra, o qual funciona como um escudo protetor para radiações solares e tempestades magnéticas. Por isso o local tem a importante função de criar modelos globais da variação do campo magnético terrestre e gerar dados essenciais para sistemas de navegação, de satélites, aviões e navios.

Além disso, a ilha de Tatuoca também influencia na importância do lugar, já que faz parte da história política do Pará. A ilha, ao norte da capital, foi o local do Quartel General do marechal Manuel Jorge, após a tomada de Belém pelos líderes cabanos, em 23 de agosto de 1835. De lá, o marechal evacuou Belém e bloqueou o porto da cidade.

Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA