Inscrições abertas para o Seminário que debate o currículo da Educação Básica
Com o intuito de debater o currículo da Educação Básica, o “Seminário Educar com liberdade: currículo da Educação Básica e educação para a diferença” ocorre no dia 4 de setembro, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). Ministrado pelos professores Fernando Penna, da Universidade Federal Fluminense; Mauro Coelho, da UFPA; e Rafael Saldanha, professor da Secretaria Municipal de Educação, o evento terá carga horária de 5 horas/aula. A programação é voltada para alunos e docentes de cursos de licenciatura e da Educação Básica. As inscrições estão abertas, são gratuitas e devem ser realizadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Espaço de Discussão - Segundo a diretora de apoio a docentes e a discentes, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA) e coordenadora do Grupo de Trabalho 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT 21 da ANPED), Wilma Coelho, o seminário é “um espaço de discussão sobre os desafios da educação diante do imperativo de educar para a diferença.” Por isso ela destaca a importância do evento para a melhoria da educação. “Em uma sociedade demarcada pela diversidade, como é a brasileira, a educação deve estar preparada para lidar com a pluralidade e com a diferença em um ambiente de respeito e cooperação. O seminário discutirá os desafios que a escola enfrenta diante desse propósito.”
Temas Abordados - Os debates suscitados no evento serão voltados para os temas Currículo, Legislação, Diferença e Escola Básica. Essas temáticas serão abordadas considerando, principalmente, a implantação de uma base curricular nacional comum a todos e as propostas de cerceamento da liberdade de ensinar. As duas questões têm uma relação essencial com a educação para a diversidade e com os desafios para a concretização de uma escola cidadã e inclusiva, evidenciando a importância do seminário.
O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho 21 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (GT 21 da ANPED) e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre formação de professores e relações étnico-raciais (GERA). O seminário também recebe apoio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB).
Serviço:
Seminário Educar com liberdade: currículo da Educação Básica e educação para a diferença
Local: Auditório do IEMCI
Data: 4 de setembro
Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Texto: Alice Palmeira - Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google
Redes Sociais