Fórum de Graduação discute estratégias de fortalecimento do ensino na UFPA
Iniciou-se nesta segunda-feira, 28, no auditório José Vicente Miranda, do Instituto de Ciências Jurídias (ICJ), o Fórum de Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA). A formação da mesa de abertura do evento foi precedida pela apresentação da Orquestra de Violoncelistas da Amazônia (OVA). O vice-reitor, professor Gilmar Pereira da Silva, presidiu a abertura do evento representando o Magnífico Reitor da UFPA, professor Emmanuel Zagury Tourinho.
Também compuseram a mesa inicial os pró-reitores de Ensino de Graduação, professor Edmar Tavares da Costa; de Extensão, professor Nelson José de Souza Júnior; de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Rômulo Simões Angélica; de Planejamento, Raquel Trindade Borges; de Administração, João Cauby; o professor Carlos Alberto Batista Maciel, diretor geral do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), que representou os dirigentes de todos os campi universitários; a professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves, representando o Conselho Estadual de Educação; e o representante da Secretaria de Estado de Educação do Pará, José Roberto Alves da Silva.
Coletividade – Antes da manifestação dos membros da mesa de abertura, a professora Wilma de Nazaré Baía Coelho apresentou a dinâmica a ser desenvolvida no fórum, destacando o fato de ter sido construído de forma coletiva, ouvidos os gestores das unidades da UFPA, além de ter caráter propositvo para a melhoria dos cursos de graduação ofertados pela Universidade.
O professor Edmar Tavares da Costa destacou que o evento é uma oportunidade, também, para fortalecer a pauta nacional de resistência aos sucessivos cortes que as universidades públicas vêm sofrendo. “Por uma decisão ousada e corajosa da Administração Superior, o orçamento das unidades foi mantido em relação ao ano anterior, além de termos aumentado os recursos orçamentários para a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, dessa forma garantindo o desenvolvimento de ações que nos permitam melhorar, ainda mais, a qualidade da graduação em nossa instituição”, disse.
O reitor Emmanuel Tourinho enviou uma mensagem de boas-vindas, lida pelo professor Edmar Costa, na qual destacou o esforço de qualificar as atividades universitárias, a exemplo do edital de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino (Labinfra) e do espaço de ensino Mirante do Rio, que dispõe de um modelo de sala de aula a ser seguido na UFPA.
Flexibilização – O vice-reitor Gilmar Pereira afirmou que o ensino de graduação é a referência principal da Universidade e que, a partir dele, se fortalece a extensão e a pesquisa. “O empenho da Administração Superior em fortalecer qualitativamente as ações universitárias só será possível se dialogarmos sobre os nossos problemas, realçados nesse cenário de crise político-econômica, mas também propondo alternativas e estabelecendo prioridades”, disse.
A mesa-redonda sobre flexibilização curricular, prevista para a tarde desta terça-feira, 29, é uma das mais esperadas do Fórum de Graduação, pois, de acodo com os encaminhamos propostos, será construída uma resolução sobre a flexibilização curricular na Universidade. A programação segue até quarta-feira, 30. O fôlder completo está disponível aqui.
Leia também:
- Fórum de discussões sobre o processo de Graduação da UFPA começa nesta segunda-feira, 28
Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicaçaõ da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes
Redes Sociais