Página inicial > Ultimas Notícias > Cineclube TRT8 & UFPA promovem sessão com documentário paraense

Cineclube TRT8 & UFPA promovem sessão com documentário paraense

• Publicado: Segunda, 28 de Agosto de 2017, 15h18

PARADOXOS

O Cineclube TRT8/UFPA promove, nesta quinta-feira, 31, às 8h30, mais uma exibição de filmes no auditório da sede do Tribunal Regional do Trabalho, em Belém. Este mês, será exibido o filme Paradoxos, Paixões e Terra Firme, dirigido pelo paraense Adriano Barroso, cuja carreira alcança 30 anos de atuação no teatro e no cinema. O evento tem como público principal alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, executado pelo TRT 8a Região.

O documentário, dirigido e roteirizado por Adriano, acompanha, durante a celebração da Semana Santa, um grupo de artistas que envolve a comunidade do bairro Terra Firme - um dos mais populosos da capital paraense - para a apresentação de uma peça teatral pelas ruas do bairro, baseada no drama da Paixão de Cristo. O espetáculo faz parte das inúmeras ações do projeto do Grupo Ribalta, que, há 40 anos, trabalha com teatro, reunindo jovens em situação de risco, tirando-os das ruas, numa forma de ação de cidadania.

O diretor estará na sessão para falar ao público sobre a produção do filme e sobre sua trajetória artística. Barroso escreveu 18 peças teatrais. No cinema, atuou em nove longas-metragens e 12 curtas. Escreveu roteiros de ficção, documentários, série de TV e animação. É o roteirista amazônico com mais roteiros filmados na região. Tem três livros publicados, dois de dramaturgia e um de poemas, e participação em diversas antologias brasileiras, com contos e novelas, e em algumas revistas nacionais, com críticas e crônicas.

O Cineclube TRT8/UFPA é um projeto de extensão do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Pará, coordenado pela professora Angela Gomes, e executado em parceria com a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem, coordenada pela desembargadora Maria Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher.

As sessões mensais reúnem, em média, duzentos alunos de escolas públicas da Grande Belém, que fazem parte das ações do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e Incentivo à Aprendizagem. Ao final de cada filme, os participantes realizam um debate sobre as temáticas apresentadas na sessão, com mediação da equipe do Tribunal e do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA. A atividade também é aberta aos servidores do TRT e ao público em geral.

CIneclube TRT8/UFPA
Data: 31/09/2017
Horário: 8h30
Local: TRT8 - Auditório Aloysio da Costa Chaves, Trav. D. Pedro I, 746 – Praça Brasil – Umarizal