Página inicial > Ultimas Notícias > Instituto de Educação Matemática e Científica promove o I Encontro do Dia da Alfabetização

• Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2017, 16h05

Encontro alfabetizsação IEMCI

O Laboratório Sertão das Águas, em parceria com a Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI), promove, neste sábado, 2 de setembro, o I Encontro do Dia da Alfabetização do IEMCI. O evento, que terá como tema: “O(s) (im) pacto(s) da alfabetização em Belém do Grão Pará”, busca debater a questão da alfabetização na capital paraense, por meio de uma roda de conversa com colaboradores importantes na área.

Além disso, no mesmo evento, ocorrerá a abertura da exposição fotográfica “Ver-as-vidas do Grão-Pará em leituras e escritas”. Essa exibição será a primeira realizada pelos alunos do curso de Licenciatura Integrada.

Inscrições - Por tratar de um tema que atinge várias camadas da sociedade, o evento é aberto para todos os públicos. Podem participar graduandos, pós-graduandos, docentes da Educação Básica, gestores e pais. Os interessados podem se inscrever no evento até esta quarta-feira, 30, pelo site da programação.

Programação – A temática do evento foi delineada pela coordenadora do Laboratório de Alfabetização, Leitura e Escrita da UFPA, professora Elizabeth Orofino Lucio. Com base em sua atuação em diversos programas de formação no campo da alfabetização e de suas pesquisas sobre as políticas contemporâneas, a professora Elizabeth percebeu a importância que esse tema tem para a sociedade. “Este evento será um momento ímpar para conversarmos sobre docência no ensino fundamental, linguagem, alfabetização e sobre as novas possibilidades de formação de professores”, destaca a professora.

Além disso, serão debatidos nesse encontro os limites e as possibilidades efetuados pelo Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa/PNAIC, em Belém do Pará. Em âmbito nacional, a implementação desse programa ocasionou um intenso movimento entre a Universidade, as redes de ensino municipais e estaduais e a escola básica, nas ações de formação de professores do ensino básico.

Projeto - O Laboratório Sertão das Águas (LASEA): Alfabetização, Leitura, Escrita, Literatura, Formação e Trabalho Docente é um projeto mater que engloba os seguintes subprojetos:  Fórum de Alfabetização, Leitura e Escrita (FALE) Flor do Grão Pará; Trans-vendo a Docência; Clube de Leitura de Literatura: Tertúlias do Grão Pará e Sala de Aula do Futuro de Alfabetizações.

O projeto  tem três eixos de atuação: formação inicial e continuada do professor dos anos iniciais; alfabetização plena dos alunos dos anos iniciais e da EJA e letramento literário.

I Encontro de Alfabetização do IEMCI e Abertura da Exposição Fotográfica "Ver-as-vidas em Leituras e Escritas em Belém do Pará"
Local: Auditório Arlindo Pinto, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) .
Horário: 9 h às 12h.
Data: 2 de setembro 2017.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA.