Página inicial > Ultimas Notícias > Dia do Nutricionista é lembrado com ação social na Unidade Bettina Ferro de Souza

• Publicado: Quarta, 30 de Agosto de 2017, 15h50

Dia do Nutricionista

A equipe de nutrição da Unidade Bettina Ferro de Souza (UBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA), comemora o Dia do Nutricionista, nesta quinta-feira, 31, com ação social voltada para a comunidade acadêmica da UFPA. Verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e palestras fazem parte da programação. Alimentação saudável e o papel do nutricionista na sociedade são temas abordados pelos profissionais.

De acordo com o art. 1º da Lei 8.234, de 17 de setembro de 1991, compete ao nutricionista, enquanto profissional de saúde, zelar pela preservação, promoção e recuperação da saúde. Baseado nesse princípio, está programada a verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) na ala D do prédio hospitalar, das 9h às 11h.

O IMC é a medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. “É um método rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, sendo, por isso, um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde”, informa Adriano Reis, um dos membros da equipe.

Palestras - Segundo ele, os participantes sairão com informações importantes sobre prevenção à saúde. “Conversa sobre o Guia Alimentar: distinção feita entre alimentos in natura ou minimamente processados; entre alimentos processados, como pães e queijos; e alimentos ultraprocessados, como macarrão ‘instantâneo’, salgadinhos ‘de pacote’ e refrigerantes”, estão entre os temas discutidos no evento. Além desse, o debate segue com “Atividade física e prevenção de doenças: realizar o exercício físico, no mínimo 150 minutos de intensidade moderada, é uma das formas de retardar o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT’s)” e o papel do nutricionista na prevenção de DCNT’s.

O Dia do Nutricionista é comemorado anualmente nesta data, em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. Posteriormente, a ABN foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionista e, depois, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran).

Acompanhe abaixo a programação e escolha o melhor horário.

• Como está o seu IMC?
    Local: Ala D - Serviço de Nutrição da Unidade Bettina Ferro
    Horário: 9 às 11h
    Acadêmicas de Nutrição: Livia & Leiliane

•  Você sabe escolher os seus alimentos?
    Local: auditório da Unidade Bettina Ferro
    Horário: 14 às 15h
    Acadêmicas de Nutrição: Brenda e Giselle

•  Atividade Física e prevenção de doenças.
    Local: Auditório da Unidade Bettina Ferro
    Horário: 15 às 16h