Página inicial > Ultimas Notícias > Estágio PIBIC de Verão/ Propesp segue com inscrições abertas até seis de setembro

• Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 14h35

destaque pibic

Para aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos, a Universidade Federal do Pará (UFPA) abriu inscrição, até 6 de setembro, para candidatos ao Estágio PIBIC de Verão 2017 (EPV). Este ano, serão contemplados trinta alunos, dez de cada uma das três grandes áreas de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.  Os selecionados terão a oportunidade de passar um mês em uma instituição de excelência em pesquisa  no Brasil. O Estágio PIBIC de Verão (EPV) é destinado a graduandos que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Submissão de propostas - Para concorrer ao Estágio Pibic Verão, os candidatos deverão submeter a proposta em formato impresso, dirigida à Diretoria de Pesquisa da Propesp, por meio do Protocolo Geral da UFPA, contendo a seguinte documentação: formulário de Inscrição; curriculum vitae atualizado do discente bolsista (modelo CNPq-Lattes); Relatório Final do Plano de Trabalho executado no ciclo 2013-2014 do PIBIC, com no máximo 20 páginas tamanho A4 e fonte tamanho 12; histórico escolar; carta de recomendação do orientador, informando o perfil e a atuação do bolsista. Serão levados em conta a qualidade do Relatório Final do Plano de Trabalho executado no ciclo 2013-2014 do PIBIC; curriculum vitae do discente (modelo Lattes-CNPq); e Histórico Escolar do discente.

Resultado – A divulgação dos nomes dos alunos contemplados está marcada para o dia 18 de setembro, durante a Cerimônia de Abertura do XXVIIII Seminário de Iniciação Científica da UFPA, que ocorrerá no auditório do Centro de Eventos Benedito Nunes, no Campus Belém. O período de estágio ocorrerá entre janeiro e dezembro de 2018, no momento mais oportuno para o discente.

De acordo com a diretora de Pesquisa da Propesp, Germana Sales, este ano houve um aumento de 100% no número de auxílios concedidos em relação ao edital de 2016, quando foram contemplados 15 bolsistas. “Esse aumento é um incentivo à participação dos alunos e o objetivo é que o número cresça à medida em que tenhamos recursos possíveis para custear essas viagens. É uma experiência ímpar na vida de um jovem, que começa sua carreira na iniciação científica, tendo contato com os pares da sua área e a oportunidade de estender suas relações profissionais e acadêmicas”, observou.

O Pibic Verão é um programa administrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), por meio da Diretoria de Pesquisa. O estágio possui duração de 30 dias e ocorre sob a supervisão de pesquisador experiente e produtivo na área de formação do discente, ou em área afim, indicado pelo orientador do discente na UFPA. Os candidatos selecionados recebem ajuda de custo para a aquisição de passagens e estadia.

Os discentes selecionados receberão, também, o Certificado de Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica na UFPA em 2017. Em cada grande área de conhecimento, o bolsista PIBIC/CNPq e o bolsista PIBITI serão selecionados para concorrer ao Prêmio Destaque Nacional na Iniciação Científica e Tecnológica.

• Serviço:
    Estágio Pibic de Verão 2017
    Inscrições: Até 6 de setembro de 2017
    Divulgação dos Resultados: 18 de setembro de 2017
    Mais informações, acesse o Edital.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Reprodução / Google