Página inicial > Ultimas Notícias > Interdisciplinaridade é foco nos periódicos científicos da UFPA

Interdisciplinaridade é foco nos periódicos científicos da UFPA

• Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 15h31

003 1

O Ensino Superior Universitário é, acima de tudo, um local de produção do conhecimento científico. Diante das transformações sociais da atualidade, a atualização das diversas metodologias de ensino-aprendizagem é sempre necessária para que os resultados obtidos nas pesquisas sejam mais precisos. A última reportagem o UFPA em Série-Revistas Científicas mostra que, por causa disso, muitos artigos científicos empregam a interdisciplinaridade em seus temas. Utilizando autores de diferentes áreas do conhecimento, as pesquisas se tornam mais ricas e mais densas. Boa leitura e até o próximo UFPA em Série!

Na Universidade Federal do Pará (UFPA), alguns periódicos se destacam por se utilizar dessa união de conhecimentos em seus artigos, como as revista Arteriais, PET Interdisciplinar e Margens.

ArtériasArteriais - Vinculada ao Programa de Pós-graduação em Artes da UFPA (PPGArtes), a revista Arteriais é publicada semestralmente e tem a missão de desenvolver rede de relações no circuito desra área na região norte. Publicando trabalhos originais e inéditos, o periódico propicia a difusão de processos e projetos nas áreas das Artes Visuais, Cênicas e Musicais, bem como suas interseções, para além de seus campos específicos, transitando da experiência estética à crítica.

De acordo com o editor-chefe da revista, professor Orlando Maneschy, o foco da Arteriais está na experimentação artística e pedagógica, além da pesquisa teórica especializada de pesquisadores cientistas/artistas. “O diferencial da Arteriais é que, além de ser a primeira revista científica de artes na região norte, traz questões significativas para o contexto da arte. Apresenta, a cada número, um portfolio de um artista com produção instigante. Então, com essa mistura de linguagens, das cênicas, artes visuais e música, cria um espaço de potência no norte”, destaca o professor.

Revista PET interdisciplinarA Revista PET Interdisciplinar - Criado em 2013, a Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões de Saberes-Online  tem como missão divulgar os estudos de ensino, pesquisa e extensão universitária de discentes e docentes, com o intuito de promover a ampla circulação desses estudos  realizados no âmbito das instituições brasileiras, voltadas ao tema das ações afirmativas.

Visando promover um diálogo entre a universidade e comunidade popular, o periódico trabalha numa perspectiva interdisciplinar. Essa nova abordagem é de interesse para as grandes áreas de pesquisa em Educação e sociedade, abrindo novos horizontes de discussão e estimulando debates.

Revista Margens2Margens - Criado no Campus da UFPA de Abaetetuba em 2004 , a Revista Margens Interdisciplinar é um periódico semestral no formato de dossiê temático. Voltado a promover o debate, à construção do conhecimento e à veiculação da produção acadêmica relativa aos temas e problemas da microrregião do Baixo Tocantins, da Amazônia e do Brasil, o periódico busca a interconexão de pesquisadores e pesquisadoras que atuam no Brasil e no exterior.

Além disso, a Margens constitui-se no esforço de incentivar a produção e a divulgação do conhecimento produzido no Campus do Baixo Tocantins. Consolidando a pesquisa como uma das instâncias privilegiadas da academia, o periódico reforça o compromisso social com a melhoria da qualidade de vida das populações amazônicas.

Texto: Caio Maia – Assessoria de Comunicação da UFPA
Artes: Reprodução