Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

ptenes

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA inaugura primeiro Laboratório de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da região norte
Início do conteúdo da página

UFPA inaugura primeiro Laboratório de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras da região norte

  • Publicado: Sexta, 01 de Setembro de 2017, 15h28

01.09.2007 Inauguração IsF 3 Foto Alexandre de Moraes

O Laboratório de Línguas do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Federal do Pará (UFPA) é o primeiro da região Norte do País. Inaugurado nesta sexta-feira, dia 1° de setembro, o novo espaço de ensino-aprendizagem em línguas estrangeiras e de formação de professores de idiomas, é resultado de uma parceria com o Grupo +Unidos e o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (MEC/SESU), com o apoio da Embaixada Americana. 

01.09.2007 Inauguração IsF 8 Foto Alexandre de MoraesEntre as universidades federais que participam do Programa Idiomas sem Fronteiras, a UFPA é a quarta no Brasil a receber a instalação do laboratório. Os outros três foram inaugurados nas Universidades Federais de Pernambuco, do Rio Grande do Sul e do Ceará. “Queremos, até o final deste ano, prosseguir nesse caminho e inaugurar mais um laboratório e  beneficiar cerca de 45 mil alunos das universidades federais. Pra nós, poder contribuir com a educação, especialmente em língua estrangeira, é um privilégio e gostaria de seguir com esse objetivo e ampliar muito mais o programa Idiomas sem Fronteiras, em parceria com o governo”, disse o gerente executivo do Grupo +Unidos, Augusto Corrêa.

01.09.2007 Inauguração IsF 2 Foto Alexandre de MoraesDe acordo com a presidente do Programa Idiomas sem Fronteiras, Denise Martins de Abreu e Lima, atualmente, já somam 80 o número de universidades federais e estaduais que participam do IsF. O objetivo, segundo ela, é atingir também os Institutos Federais e as universidades comunitárias e particulares. “Nós queremos fazer, realmente, uma modificação estruturante no país, no sentido da internacionalização. É essa a proposta do Programa para a Secreataria de Educação Superior, de não só atingir a comunidade acadêmica, como também os professores de idiomas da educação básica. Nós entendemos que este é um programa que não só vai promover a proficiência daqueles que precisam, mas principalmente, a formação de profissionais de língua estrangeira que precisam ter sua proficiência aprimorada e precisam conhecer esse novo mercado de trabalho, e a UFPA tem se destacado neste processo importante para a região”, frisou.

01.09.2007 Inauguração IsF 10 Foto Alexandre de MoraesPara o reitor Emmanuel Tourinho, a internacionalização tournou-se uma questão central no desenvolvimento da Instituição e para a formação dos alunos. Ele enfatizou os esforços que a Universidade vem mantendo para ampliar esse processo e que as parcerias tem sido fundamentais. “As cooperações tornam possíveis os avanços mais rapidamente, e nós esperamos que se intensifiquem ao longo dos anos”. E completou, lançando um desafio aos responsáveis pela execução do Programa IsF: “Gostaríamos de ter o apoio para que essa iniciativa que aqui já é bem sucedida e já cumpre um papel tão importante, possa ser estendida para os campi da UFPA no interior.”  

O diretor da Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional - USAID Brasil,  Michael Eddy, representando a Embaixada Americana, manifestou o interesse de ampliar o apoio à Universidade em outras áreas do ensino e da pesquisa. “Que hoje possa ser o início de uma importante parceria com a UFPA e trabalharemos no incentivo e produção não somente no desenvolvimento de línguas estrangeiras, como na utilização desses laboratórios para promover a preservação da biodiversidade na Amazônia.”

01.09.2007 Inauguração IsF 4 Foto Alexandre de MoraesEstrutura – Instalado no Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, o Laboratório de Idiomas foi equipado para atender às atividades de ensino, pesquisa e extensão, como aulas de idiomas, nas modalidades presencial e online, aplicação de testes de nivelamento e de proficiência,  elaboração de projetos de pesquisa, de extensão e didático-pedagógicos e a realização de palestras, cursos e orientações. O objetivo é a qualificação e a formação docente e discente, no âmbito do Programa IsF. “Essa inauguração é mais um fruto do Programa Idiomas sem Fronteiras aqui na UFPA e um grande ganho para os alunos e servidores que participam do Programa. A comunidade acadêmica da UFPA já é beneficiada com cursos presenciais de seis línguas: inglês, francês, alemão, espanhol,italiano e árabe. Esse laboratório vem contribuir para o ensino dessas línguas e, com certeza, aprimorar o conhecimento dos nossos alunos e de toda a comunidade acadêmica”, disse a coordenadora dos Cursos Livres de Língua da UFPA, professora Rosana Assef.

01.09.2007 Inauguração IsF 6 Foto Alexandre de MoraesInauguração – A cerimônia de inauguração do Laboratório de Idiomas também contou com a presença do pró-reitor de Extensão (Proex/UFPA), Nelson de Souza Junior; do diretor de Mobilidade Acadêmica da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg/UFPA), Mauro Magalhães; da diretora de Pesquisa da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA),  Germana Sales; da diretora adjunta do ILC, Fátima Pessoa; bem como de professores e alunos da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas.

Após a cerimônia, realizada no auditório Paulo Mendes do Instituto de Letras e Comunicação (ILC), os convidados se dirigiram ao laboratório para o ato de descerramento da placa de inauguração.

O Laboratório de Idiomas do Programa IsF está equipado com vinte computadores, disponíveis para atender estudantes e professores do Núcleo de Línguas do Programa IsF (NucLi), da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem), dos Cursos Livres, bem como estudantes, servidores e professores de idiomas da Educação Básica, que participarem das atividades ofertadas pelo NucLi-IsF da UFPA. O horário de funcionamento é de 8h às 20h, de segunda a sexta.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

registrado em:
Fim do conteúdo da página