Página inicial > Ultimas Notícias > Jornada Internacional contribui com estudos de casos dos alunos do Complexo Hospitalar

• Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 15h32

Professor e a plateia foto principal EBSERH

A II Jornada de Integração Internacional, promovida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aconteceu com apresentação de estudos de casos de residentes da Multiprofissional em Saúde – Concentração em Saúde do Idoso. Os trabalhos apresentados no útimo dia 1º de setembro, na sala 4 do Centro de Estudos da Unidade Hospitalar João de Barros Barreto (UJBB), foram: "Estratégia de proteção em ventilação mecânica em paciente com meningoencefalite tuberculosa", de Mayara Santos; "Síndrome do desconforto respiratório agudo e hospitalização prolongada em uma unidade de terapia intensiva pediátrica", de Taiane Natividade; e "Extubação do paciente", de Rodney da Cruz. O objetivo é promover a integração internacional dos responderes fisioterapeutas dos Programas de Residência Multiprofissional do Complexo.

O professor doutor da Universidade de Miami Lawrence P. Cahalin participou como convidado da jornada e possibilitou aos acadêmicos troca de experiência com os alunos, na perspectiva de enriquecer, ainda mais, suas produções. Ele comentou estar disposto a participar de eventos acadêmicos no Brasil, em especial na UJBB, pelo motivo de os brasileiros "terem uma grande expertise, muitas vezes, até mais em relação aos norte-americanos, principalmente na minha área, fisioterapia cardiorrespiratória, e aqui aprendo muito."

Lawrence afirmou estar impressionado com a capacidade prática e aplicável que os alunos da instituição hospitalar recebem em suas formações, "muito maior em comparação à dos alunos que trabalham na terapia intensiva e cardiorrespiratória dos Estados Unidos, razão que me deixa motivado em estar aqui."

Segundo a chefe da Unidade de Pós-Graduação e Residências da GEP, Laura Maria Tomazi Neves, a jornada é uma forma de os alunos, residentes e fisioterapeutas participarem da discussão de casos clínicos em inglês. Ela informou que a perspectiva é, futuramente, ser criada parceria com a Universidade de Miami para possibilitar intercâmbio aos alunos da UJBB.

Estudo - Para o residente do 1º ano Rodney, a jornada foi uma "experiência gratificante e válida, porque nos ajuda a buscar novos conhecimentos. Então o professor Lawrence nos possibilita complementação de conhecimento, tanto teórico como prático, por nos repassar o protocolo que se usa em Miami."

O estudo de caso dele, "Extubação do paciente", consistiu no acompanhamento do desmame difícil da ventilação mecânica do paciente de tuberculose, para ajudar e orientar os profissionais sobre as melhores técnicas e formas da retirada do equipamento, considerando o processo de reabilitação física, pulmonar.

Texto e foto: Edna Nunes – Ascom Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh.