Ir direto para menu de acessibilidade.

Seletor idioma

PT EN ES

Opções de acessibilidade

Página inicial > Ultimas Notícias > Artigo sobre Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém já está disponível no site do MNCR
Início do conteúdo da página

Artigo sobre Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém já está disponível no site do MNCR

  • Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2017, 18h29

Publicado no último dia 28 de agosto, o artigo Catadora(e)s de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Belém: (Neo)extrativistas dos Ecossistemas Urbanos na Floresta Amazônica é de autoria de Thomas Mitschein e Lucila Vilar e aborda aspectos como população, déficit educacional e pobreza na Região Metropolitana de Belém (RMB), além de contextualizar os desafios da integração proativa dos catadores nas cadeias produtivas de reciclagem de resíduos sólidos, tendo como referencial teórico o conceito do ecodesenvolvimento.

“A ideia foi dar contribuições quantitativas de aspectos da estrutura socioeconômica da RMB e problematizar as adversidades e os desafios da organização própria dos catadores em associações e cooperativas. Ter o artigo publicado no site do Movimento Nacional dos Catadores é importante, pois dá visibilidade para a reflexão, além de somar nas discussões nacionais sobre o tema”, explicou Lucila. 

Muitas informações utilizadas foram subsidiadas pelo Projeto “Incubação para fortalecimento de cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis e reutilizáveis em municípios do Pará”, coordenado pelo Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Sobre os autores - Thomas Mitschein é sociólogo, doutor Phil pela Universidade de Muenster - Alemanha, coordena a implementação do Programa Interdisciplinar Trópico em Movimento e é professor do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA/UFPA).

Lucila Jenille Moraes Vilar é jornalista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável no Tropico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (UFPA).

Para ler o artigo, acesse aqui

Texto: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página