Página inicial > Ultimas Notícias > Pós-Graduação em Psicologia promove simpósio sobre cuidado, desenvolvimento e saúde

• Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2017, 15h39

Desenvolvimento1

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP/UFPA) e o Núcleo de Teoria do Comportamento (NTPC) realizarão nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro, o I Simpósio Cuidado, Desenvolvimento e Saúde. O objetivo do evento é apresentar o conjunto dos estudos e pesquisas que vem sendo realizado no PPGP e promover debates em torno das abordagens da psicologia do desenvolvimento e da psicologia social.  Toda a programação ocorrerá no Centro de Eventos Benedito Nunes.

A conferência de abertura, às 10h, do dia 12, terá como tema “Proteção ao desenvolvimento da criança na primeira infância” e será proferida pela professora doutora Maria Beatriz Linhares, docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP FMRP). Em seguida ocorre a palestra ‘Psicologia obstétrica; gestação, parto, pós-parto”, com a participação da professora doutora Miria Benincasa , da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

“O evento vai nos possibilitar apresentar os resultados das pesquisas realizadas no Programa , sendo algumas em parceria com outras instituições, entre elas a Umesp. Temos pesquisas sobre a avaliação do desenvolvimento infantil e com bebês em cárcere, abrigo e creches, por exemplo. Esses estudos têm uma preocupação social quando envolvem populações em vulnerabilidade”, explica Janari Pedroso, professor do PPGP e membro da  coordenação do Simpósio.

Durante os três dias de evento, a programação terá várias mesas-redondas com a participação de docentes, discentes do PPGP e de outras instituições de ensino e saúde de outros Estados, como a Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz-AM) e Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Umesp, com quem o PPGP mantem atividades de cooperação. “O evento também reunirá pesquisadores de outras áreas da saúde, a fim de fomentar parcerias e redes nacionais de pesquisa sobre psicologia, desenvolvimento e saúde”, informa  Janari Pedroso.

Roda de Conversa – A Rede Unida congrega um grupo de pesquisadores de todas as instituições nacionais vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), para produzir conhecimento e intervenções no âmbito da saúde coletiva. Em 2018, a Rede vai realizar o seu primeiro congresso internacional. Durante o Simpósio, os pesquisadores participam de uma Roda de Conversa sobre a realização do Congresso na cidade de Manaus.

A programação completa do evento está disponível no site do  do IFCH

Para participar das atividades o interessado deverá preencher formulário de inscrição e enviá-lo para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 9 de setembro. O simpósio é aberto a docentes, pesquisadores, estudantes e a profissionais de outras áreas da saúde.  Mais informações sobre horário e inscrições aqui.

Texto: Divulgação
Foto: Reprodução / Google