Página inicial > Ultimas Notícias > Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior realiza inscrições

• Publicado: Sexta, 08 de Setembro de 2017, 15h47

logotipo PPGCIMES

O Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da Universidade Federal do Pará (UFPA) está com as incrições abertas para o Processo Seletivo para a Turma 2018 do curso de Mestrado Profissional, conforme edital publicado esta semana. Podem se inscrever graduados de nível superior de qualquer área do conhecimento que tenham como proposta projetos de intervenção voltados à resolução de problemas reais do ensino-aprendizagem. O período de inscrições já está aberto e vai até o dia 21 de novembro de 2017.

Com Área de Concentração em Metodologias de Ensino-Aprendizagem, o programa é composto por corpo docente com professores de diferentes áreas do conhecimento, com competências e experiências diversas em projetos e pesquisas voltados para a criatividade e a inovação dos processos de ensino-aprendizagem. São 21 vagas ofertadas, sendo 10 para a Linha de Pesquisa “Inovações Metodológicas no Ensino Superior” (Inovames), orientada para as inovações em métodos e técnicas de ensino, e 11 para a Linha “Criatividade e Inovação em Processos e Produtos Educacionais” (CIPPE), direcionada para a concepção e o desenvolvimento de processos e produtos criativos para o ensino-aprendizagem.

O processo seletivo será constituído por sete fases de seleção, sendo elas: Inscrição ao Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras (Profile) da UFPA, realização do Profile, inscrição no processo seletivo, avaliação do anteprojeto de pesquisa, avaliação do Currículo Lattes, prova escrita e entrevista e defesa do anteprojeto. Estarão isentos da realização do Profile os candidatos que apresentarem, no ato da inscrição, original e cópia de uma das certificações indicadas no Edital.

Os mestres formados pelo PPGCIMES deverão conceber e desenvolver, até o final do curso, um processo e/ou produto educativo em formato artesanal ou em protótipo (como sequência didática, aplicativo de computador, jogo, vídeo, entre outros), que contemple a participação de alunos de graduação. As aulas são realizadas em Belém, em tempo integral, podendo haver atividades pelo turno da manhã, tarde e noite. A matrícula da segunda turma ocorrerá em fevereiro de 2018.

Sobre o PPGCIMES -  O PPGCIMES possui o objetivo de formar recursos humanos aptos a conceber, desenvolver, testar e avaliar processos, produtos e metodologias criativas e inovadoras voltadas ao ensino-aprendizagem em diferentes áreas. Para tanto, são explorados recursos da Comunicação, da Educação e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), de modo a propor soluções para os desafios contemporâneos impostos aos docentes e discentes de graduação. O programa foi aprovado em 2016, na 169ª Reunião do CTC-ES da Capes, e as atividades da primeira turma de Mestrado Profissional iniciaram-se em 2017.

O PPGCIMES está situado em um contexto de grandes desafios para o Brasil, especialmente para a Região Amazônica, no que se refere à educação. Apesar dos avanços nas últimas décadas, o país ainda enfrenta sérios déficits de qualidade na formação básica e universitária. Em contraposição, os índices de acesso à informação e o uso de recursos tecnológicos e midiáticos ampliam-se exponencialmente. A proposta do PPGCIMES é exatamente contribuir para a reversão desse contraste, potencializando o uso das TICs para o ensino-aprendizagem no ensino superior.

Mestrado do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
Inscrições:  de 4 de setembro a 21 de novembro, no  site do PPGCIMES.
Mais informações no edital ou pelo site www.ppgcimes.propesp.ufpa.br

Texto e arte: Divulgação