Página inicial > Ultimas Notícias > IV Simpósio Amazônico de Física promove seminários e Aula Pública com pesquisadores

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h44

simpósio

Trazendo a Gravitação como eixo principal, em homenagem aos 100 anos das primeiras soluções da Equação de Einstein, o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPA promoverá, entre os dias 18 e 22 de setembro, o "IV Amazonian Symposium on Physics" (IV Simpósio Amazônico de Física).

De acordo com o coordenador do evento, professor Luís Crispino, "nesta edição do Simpósio Amazônico de Física pretende-se abordar aspectos atuais da Física, seus desafios científicos e aplicações, com destaque para Gravitação, Teoria de Campos e Cosmologia, celebrando-se os 100 anos das primeiras soluções das Equações de Einstein, com ênfase especial para a solução proposta por Willem de Sitter, em 1917."

Também serão celebrados os 60 anos do professor doutor Atsushi Higuchi, da Universidade de York, no Reino Unido. "O professor Higuchi tem uma longa história de colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFísica) da UFPA", complementa Crispino, que também é coordenador do Programa.

Além de seminários ministrados por pesquisadores de renome internacional, comunicações orais e pôsteres, neste evento será realizada uma "Aula Pública", aberta para toda a comunidade universitária. Esta Aula, programada para iniciar às 17h do dia 19 de setembro, no auditório do PPGFísica, será ministrada em inglês pelo professor  William George Unruh, da Universidade de British Columbia, do Canadá, sob o título "Gravitational Waves have been Seen!" (As Ondas Gravitacionais foram vistas!). Segundo Crispino, "esta Aula já foi ministrada em diversas localidades mundo afora, incluindo Vancouver e Waterloo, no Canadá; Minnesota, nos Estados Unidos; Nottingham, no Reino Unido."

Histórico - Este será o quarto Simpósio Internacional de Física a ser realizado na Região Amazônica. Cada uma das edições do Simpósio teve um tema principal. O primeiro foi realizado em 2008, homenageando o professor doutor José Maria Filardo Bassalo, fundador da Física na Amazônia. O segundo, realizado em 2011, comemorou os 30 anos dos Modelos Análogos da Gravitação. E o terceiro, realizado em 2015, teve por tema os cem anos da Teoria da Relatividade Geral, de Albert Einstein.

Inscrições  - O evento é direcionado a pesquisadores e estudantes de pós-graduação e graduação em Física e áreas afins. As inscrições podem ser realizadas neste link.

Serviços:
>> IV Simpósio Amazônico de Física
Data: 18 à 22 de setembro de 2017
Local: Auditório do Laboratório de Física-Pesquisa da UFPA
Hora: abertura às 9h da manhã
>> Aula Pública
Data: 19 de setembro de 2017
Mais informações no site do evento.
As inscrições podem ser realizadas neste link.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA