Página inicial > Ultimas Notícias > Unidades Barros Barreto e Bettina Ferro acolhem novos alunos do 30º Proaps

Unidades Barros Barreto e Bettina Ferro acolhem novos alunos do 30º Proaps

• Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 15h21

Fotos capa Proaps

Apresentação dos gestores, regimento do Proaps, notificação de eventos, fluxo de pacientes e biossegurança, essas e outras atividades tomaram conta da Semana de Acolhimento do 30º Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (Proaps), encerrada na última segunda-feira, 11. A programação, que teve uma semana de duração, foi o primeiro contato dos aperfeiçoandos com a rotina das unidades João de Barros Barreto (UJBB) e Bettina Ferro de Souza (UBFS), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Palestras sobre o regimento do curso,  estrutura física e organizacional das unidades, assim como fluxo de pacientes, prontuário médico, biossegurança na área da saúde e protocolo de profilaxia de infecção ocupacional foram assuntos de pauta constantes. No Centro de Estudos da Unidade Hospitalar João de Barros Barreto (UJBB), representantes das chefias dos setores e das unidades do Complexo aproveitaram para repassar diversas informações sobre a rotina das instituições hospitalares.

Para a técnica em Radiologia Kleice Silva, as palestras foram úteis e esclarecedoras, principalmente para ela, que, até então, não tinha contato direto com o hospital. "Eu não conhecia o Barros Barreto e só tive vivência de hospital no estágio do curso, então este acolhimento foi fundamental para termos esse primeiro contato", enfatizou. Na agenda do acolhimento dos novos alunos do Proaps, aconteceu também o tradicional Hospitour na UJBB, que consta na visitação deles em todas as dependências do prédio hospitalar para conhecer o seu funcionamento e ter contato direto com os funcionários.

Paradígmas – Entre os palestrantes, estava a chefe da Unidade de Vigilância e Saúde, Silvia Barros, que tratou sobre o tema "A Política Nacional de Segurança do Paciente". Segundo ela, a finalidade foi orientá-los sobre como fazer as notificações de eventos adversos durante as atividades práticas dos profissionais na Instituição, "para termos um diagnóstico no hospital,sobretudo descobrindo como eles ocorrem e de que forma podem ser criadas barreiras para evitá-los."

Para a coordenadora do Programa e enfermeira, Gilka Alves, a iniciativa rompe paradigmas. "Além de repassar as orientações prévias de como trabalhar nos hospitais Barros Barreto e Bettina Ferro, este é o momento de quebrar o medo que todos têm relacionado aos problemas de saúde da nossa clientela, principalmente das doenças infectocontagiosas", comentou. Disse, ainda, que a expectativa para esse Proaps "é muito positiva", por ser o primeiro ano em que o programa ocorre como Complexo Hospitalar, porque, até então, era realizado apenas no Barros Barreto e não no Bettina Ferro."

A capacitação é direcionada aos profissionais de saúde que já atuam no mercado, assim como aos recém-formados e possuem nível médio: auxiliar de saúde bucal, técnicos em laboratório, técnicos em radiologia e técnico em enfermagem. Para o superior, foram destinadas vagas aos: assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas e psicólogos.

Texto e foto: Silvia Giese – Ascom do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh