Página inicial > Ultimas Notícias > Inscrições para seleção do Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade

• Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 15h04

Processo Eja privados

As inscrições para o processo seletivo de ingresso no “Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade", oferecido pelo Instituto de Ciências da Educação da UFPA (ICED), estão abertas até o dia 21 de setembro. O aperfeiçoamento é gratuito e visa qualificar sobre profissionais que atuam no sistema penitenciário e refletir sobre isso. Desta forma, é voltado para graduados que trabalhem com educação de jovens e adultos privados de liberdade. Além desses profissionais, o curso oferece 10 das 60 vagas disponíveis para recém-formados sem vínculo empregatício.

Inscrições - Segundo as direções do edital, as inscrições devem ser realizadas pessoalmente ou por meio de Procuração Pública, no Protocolo do Instituto de Ciências da Educação, das 9h às 12h e das 14h às 18h. No ato de inscrição é necessário levar uma cópia dos seguintes documentos: Diploma de Graduação ou Declaração de Conclusão do Curso; RG e CPF; Título de Eleitor e Certidão de Quitação Eleitoral (expedida aqui), com comprovação de votação nos dois turnos das últimas eleições; Certificado de Alistamento Militar para os candidatos brasileiros do sexo masculino; comprovação de vínculo de atuação em instituições que atuam com alunos privados de liberdade.

Também devem ser entregues: a ficha de inscrição fornecida pelo protocolo do ICED; uma foto 3X4 recente; Currículo Lattes e uma Carta de intenção, seguindo as orientações disponíveis no edital. No caso de alunos com diplomas estrangeiros é preciso apresentar documento de revalidação ou equivalência no Brasil. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 6 de outubro, no mesmo local em que foram feitas as inscrições e no site do ICED.

Objetivos - Além de formar profissionais da área, os principais objetivos do curso são focados no aprofundamento do debate sobre a Educação Prisional e na sensibilização social e institucional sobre o tema. Assim, a formação compõe a iniciativa do ICED de melhorar a educação penitenciária, uma vez que o aperfeiçoamento do ensino influencia na recuperação da pessoa presa e na reintegração à sociedade.

Importância - A professora Maria do Socorro Coelho explica que o contexto educacional brasileiro é um dos motivadores do curso. “No contexto de cortes na área educacional, este é um nos dos poucos cursos ofertados pela UFPA que é gratuíto. Isso é importante para certificar a formação contínua dos professores da Seduc, da Defensoria Pública, de todos que trabalham nessa área.” De acordo com a professora, essa formação “tem uma relevância institucional, pois é uma parceria da UFPA com a Seduc e com os outros órgãos que trabalham com pessoas privadas de liberdade. Então, a UFPA colocou seu potencial de conhecimento para qualificar esses servidores. E assim, ao receber essa qualificação, eles mudam a atuação no ambiente de trabalho.”

À vista disso, a professora aponta como parte mais importante do curso o efeito que isso terá na vida das pessoas. “Imagina ser mãe de uma pessoa presa e saber que ela está sendo guardada por alguém competente. Afinal, as pessoas perdem o direito de liberdade e não de humanidade. Então, ainda devem receber educação, saúde e respeito. Essa é nossa expectativa: que a pessoa saia da prisão com aptidão de estudo e trabalho para ser ressocializada.”

Curso de Aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos Privados de Liberdade - Com 180 horas/aula, o aperfeiçoamento terá início em outubro de 2017 e será finalizado em abril de 2018, com apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso. Divididos em duas turmas, os discentes terão aulas presenciais às sextas, das 14h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O certificado de conclusão do curso será expedido pela UFPA, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), para os alunos que forem aprovados em todas as disciplinas e no TCC, com 75% de frequência por matéria.

As disciplinas disponíveis são: Fundamentos Sociológicos e Epistemológicos da Educação Prisional; História Social e Política das Prisões; Direitos Humanos e Legislação sobre o Sistema Penal; Currículo, Legislação e Planejamento da Educação; Metodologia de EJA e Educação Profissional; Projeto de Intervenção Pedagógica. Essas matérias serão ministradas pelos professores doutores Orlando Souza, Maria do Socorro Coelho, Marlene Freitas, Ney Oliveira, Adelaide Brasileiro, Genylton Rocha, Leandro Freitas e Paulo Façanha.

Texto: Alice Palmeira -Assessoria de Comunicação da UFPA