Página inicial > Ultimas Notícias > UFPA e Sistema Fiepa assinam novo acordo de cooperação

UFPA e Sistema Fiepa assinam novo acordo de cooperação

• Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 16h14

13.09.2017 Cooperação técnica com FIEPA Foto Alexandre de Moraes site2

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) darão início a uma nova etapa de ações destinadas ao desenvolvimento e aperfeiçoamento de atividades de ensino, capacitação e pesquisa. O reitor Emmanuel Tourinho, o presidente da Fiepa, José Conrado, e o diretor regional do Senai, Dário Lemos, assinaram, nesta quarta-feira, 13, o segundo Termo Aditivo ao convênio de cooperação técnico-científica, celebrado em 2014.

A parceria entre a UFPA e o Sistema Fiepa permitirá a utilização mútua das instalações dos campi de Altamira, Bragança e Cametá, e das unidades do Senai para a formação profissional, bem como uma interação maior entre os parceiros para a oferta de novos programas de pós-graduação, a exemplo de um doutorado acadêmico industrial.

“Esse programa tem por objetivo formar pesquisadores e desenvolver projetos de pesquisa que abordem temas de interesse imediato de uma indústria e que possam resultar no avanço do processo de produção dessa indústria. Vamos continuar trabalhando nessa direção, agora com a parceria da Fiepa, do Sesi e do IEL. É uma oportunidade de fazermos com que a Universidade, com mais eficiência, cumpra mais esta função: fazer com que o conhecimento aqui produzido impacte fortemente no desenvolvimento econômico-social da nossa região”, afirmou Emmanuel Tourinho.

Para o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado, a parceria com o meio acadêmico tem permitido maiores avanços do setor produtivo. “Estamos sempre visando ao aprimoramento dessas ações e hoje nós damos mais um passo nesse sentindo, interagindo mais de perto também com os campi da UFPA. Saímos daqui muito satisfeitos, porque, além do que nós já tínhamos pautado, surgiram outras possibilidades desse entendimento do setor produtivo com a Academia, representada pela UFPA”, comemorou.

A reunião de assinatura do Termo Aditivo contou, ainda, com a presença do vice-reitor, Gilmar Silva; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Rômulo Simões; do assessor da Reitoria para a integração UFPA-setor produtivo, professor José do Egypto Soares; do vice-presidente da Fiepa, José Maria Mendonça; do superintendente Regional do Sesi, José Olímpio; e do superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Carlos Auad.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Alexandre de Moraes