Página inicial > Ultimas Notícias > Museu da UFPA mais uma vez fará parte da programação da Primavera de Museus

Museu da UFPA mais uma vez fará parte da programação da Primavera de Museus

• Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 16h36

22.06.2009 Reabertura do Museu da UFPA Foto Alexandre Moraes3

O Museu da UFPA mais uma vez fará parte da programação da Primavera de Museus, um evento promovido pelo IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus. Desde 2009, o IBRAM é responsável pela melhoria dos serviços do setor, e a Primavera é a temporada cultural que, em todo início da estação, busca valorizar os museus brasileiros por meio de programações especiais. A 11ª edição do evento não será diferente: mais de 900 museus de todo o país promoverão visitas mediadas, palestras, oficinas exclusivas, exibições de filmes e muito mais.

As atividades da Primavera de Museus vão de 18 a 24 de setembro, mas o Museu da UFPA já inicia seu programa especial neste domingo, 17. A primeira atividade será uma visita guiada à exposição “No Limite”, que reúne artistas femininas alemãs e brasileiras em obras que abordam situações limite. A visita será feita pelo curador Martin Juef, às 11h. Mais tarde, o público poderá conferir as performances “Há muitos verões atrás” e “Diga não às drogas”, da artista Lucia Gomes.

Quem conferir as programações de domingo pode aproveitar a Feirinha nos Jardins do MUFPA, quando haverá a já tradicional venda de produtos artesanais voltados para o Círio de Nazaré.

As atividades exclusivas seguem na segunda-feira, 18. Desta data até sexta-feira, dia 22, a restauradora Tânia Veloso ministrará a oficina “Preservando memória – Noções básicas de conservação de acervos”, que oferece 15 vagas destinadas a alunos de Museologia e Arquivologia. A oficina abordará a necessidade de preservar e restaurar acervos, ensinará técnicas para seu manuseio e higienização, apresentará as ações de preservação desenvolvidas no MUFPA, entre outros tópicos.

Formada em Artes Visuais pela UFPA, Andrea Siqueira irá promover a oficina “A memória institucional do MUFPA”, que buscará conhecer a história, as transições e transformações do Museu ao longo dos anos. As atividades vão do dia 18 a 23 de setembro, das 14h às 18 horas, e incluem uma dinâmica de grupo e desenhos aquarelados com motivos inspirados nos azulejos hidráulicos e mosaicos pertencentes ao MUFPA. São 10 vagas disponíveis, gratuitamente.

O museólogo Wanderson Amorim abordará práticas de documentação do acervo de artes visuais em sua oficina, que expõe os métodos de documentação realizados no acervo de artes visuais do MUFPA, com participação especial de Magno Alves. Será dos dias 18 a 22, das 14h30 às 18 horas, com disponibilidade para 10 pessoas.

A assessora de comunicação do Museu, a professora mestre Alda Dantas, vai ministrar uma palestra no dia 19 de setembro, às 18h, com o tema “Quando a moda encontra a arte”. Nela, serão apresentados os movimentos artísticos que influenciaram a moda e os artistas que inspiraram os estilistas a criarem suas peças. Ao final da palestra, será apresentada uma cantata, coordenada pelo professor Marcelo Pinheiro, com músicas de língua portuguesa apresentadas pelo grupo Agnus, regido pelo maestro Léo Lima.

Outras atividades incluem uma oficina e roda de capoeira da Associação Troia Negra de Capoeira Mestre Arrepio, em conjunto com o graduado Amorim, no sábado dia 23.

Texto: Divulgação
Foto: Arquivo-Ascom (Alexandre de Moraes)