Página inicial > Ultimas Notícias > Programa Trainee 2017.2 - Time Enactus UFPA seleciona novos integrantes

Programa Trainee 2017.2 - Time Enactus UFPA seleciona novos integrantes

• Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2017, 15h35

enactus

Com o objetivo de selecionar novos membros para as áreas de Projetos, Marketing, Captação de Recursos, Gente e Gestão, o Processo Seletivo do Programa Trainee Enactus UFPA recebe inscrições até o próximo sábado, dia 23 de setembro.  Os interessados podem acessar este link para fazer a inscrição. Acesse aqui o Edital.

O Time Enactus UFPa faz parte de uma rede global de universitários engajados em projetos de empreendedorismo social que trazem soluções sustentáveis e lucrativas para comunidades de cada região. Além disso, proporciona aos inscritos uma imersão nas atividades de Empreendedorismo Social desenvolvidas pelo time.

O Time Enactus UFPA conta com o apoio de parceiros como a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), a Academia de Empreendedorismo e o SEBRAE/ PA, e atualmente tem quatro projetos em desenvolvimento: Projeto Cíclica, Projeto Costuraê, projeto Fiero e o Amana Katu.

O Projeto Cíclica atua desde 2014 diretamente com os catadores da coleta seletiva de Belém, promovendo qualidade de vida e aumento de renda a partir da qualificação e ampliação da rede de coleta. Já o Projeto Costuraê, que atua com mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, objetiva a independência financeira e o amor próprio a partir da confecção e comercialização de roupas e acessórios.

Buscando trabalhar com a capacitação, o Projeto Fiero tem como público-alvo os comerciantes do Mercado de São Brás, em Belém, para aprimorar o serviço oferecido aos clientes e otimizando na geração de renda para a comunidade. E, por fim, o mais novo dos quatro projetos, o Amana Katu, visa trazer soluções tecnológicas sustentáveis para o reaproveitamento de água da chuva para fins domésticos, universalizando o acesso à água de qualidade para comunidades da Amazônia.

Os membros do time, além de participarem de projetos que transformam comunidades locais por meio da ação empreendedora, aprendem também técnicas de gestão de pessoas, marketing, finanças, gestão ambiental e outras áreas de conhecimento indispensáveis para a formação de novos líderes. No Brasil, a Enactus está presente em mais de 15 Estados, incluindo o Distrito Federal e conta com mais de 100 times. No mundo, são mais de 35 países transformando as comunidades por meio da ação empreendedora.

Atualmente, o Time Enactus UFPA conta com mais de 50 membros dos mais vários cursos de graduação e pós-graduação da UFPA. São alunos de Engenharias, Oceanografia, Direito, Biotecnologia, Letras, Geologia, entre outras áreas, que conferem aos projetos do time uma visão multidisciplinar, capaz de identificar e propor soluções inteligentes para as comunidades atendidas.

Prêmios - Apesar do pouco tempo, o Time Enactus UFPA coleciona vitórias e destaca-se por suas conquistas. Em 2014, em seu primeiro ano de time, conquistou com o Projeto Cíclica o Prêmio da Liga Rookie do Campeonato Nacional Enactus Brasil o maior e mais importante evento de empreendedorismo Social do Brasil. Além disso, o então líder do time, Felipe Araújo, foi eleito “Estudante do Ano”, em um prêmio concebido pela Unilever que lhe garantiu um estágio na multinacional. Em 2016, outra premiação, desta vez com o Prêmio de “Ética e Integridade”, oferecido pela KPMG, líder mundial em auditoria fiscal.

Já em 2017, o time consagrou-se como 3º Lugar Nacional no Evento Nacional Enactus Brasil, em que competia com mais de 60 outros times do Brasil. Neste ano, o time também ganhou o 2º lugar no Edital INPEV-A Central do futuro, no qual desenvolveu uma solução para a logística reversa de embalagens vazias de pesticidas. Pelo empenho na busca da sustentabilidade, o time também recebeu em 2017 o certificado de Amigos do Verde, concedido pela Prefeitura de Belém. Por fim, o trabalho realizado pelo time resultou em 17 trabalhos acadêmicos que foram expostos no maior Simpósio de Empreendedorismo Social do Brasil – II SINESEB.

Link para inscrição, acesse aqui.
Edital, acesse aqui

Texto e arte: Divulgação