Página inicial > Ultimas Notícias > Escola de Teatro e Dança promove o X Seminário de Pesquisa em Dança

Escola de Teatro e Dança promove o X Seminário de Pesquisa em Dança

• Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2017, 15h21

Seminário Dança2

A Escola de Teatro e Dança (ETDUFPA) do Instituto de Ciências da Arte (ICA) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promove, no período de 25 a 29 de setembro, no Teatro Universitário Cláudio Barradas, a 10ª Edição do Seminário de Pesquisa em Dança. Coordenado pelas professoras da ETDUFPA,  Luiza Monteiro e Souza, Maria Ana Azevedo de Oliveira e  Waldete Brito, o evento configura-se como um espaço de compartilhamento, apreensão e propagação do pensamento produzido em dança no ambiente acadêmico, organizado pelos professores dos cursos Técnicos e da Licenciatura em Dança, da ETDUFPA.

Em 2017, o Seminário de Pesquisa em Dança tem como tema central de reflexão e diálogo os “Processos de criação em Dança: Poéticas e Pedagogias”, a fim de abordar sobre os processos particulares de construção e criação da cena coreográfica.  A programação do seminário apresenta em seu formato uma diversificação de atividades que se iniciam pela manhã com palestras, mesa temática e apresentação de trabalhos acadêmicos, por meio de três Grupos de Trabalhos (GTs): Cultura Popular, Performance e Etnocenologia; Pedagogias do Corpo; e Poéticas e Processos de Encenação.

À tarde, ocorrem as oficinas e os relatos de experiências e, à noite, as apresentações artísticas.     Como convidados do evento, estarão presentes professores de referência na área da Dança nacional, como Vanilton Lakka, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que tem experiência na área de Artes, com ênfase em dança, atuando principalmente nos seguintes temas: danças urbanas/hip hop e suas conexões com a dança contemporânea, técnicas corporais, formatação de trabalhos de dança em diferentes suportes/mídias e a exploração da relação arte-cidade no ambiente urbano com foco na criação e na formação; Dudude Herrmann, de Belo Horizonte (BH), que é bailarina, improvisadora, coreógrafa, diretora de espetáculos, professora de dança e performer; e Lígia Tourinho, artista do movimento e pesquisadora das Artes da Cena, doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e representante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Todos vão proferir palestra, ministrar oficinas e apresentar espetáculos.

As inscrições podem ser feitas pelo blog do Seminário Pesquisa em Dança até o dia 24 de setembro/17.
O Teatro Universitário Cláudio Barradas fica localizado na Rua Jerônimo Pimentel, 546, esquina com a D. Romualdo de Seixas, no Bairro Umarizal, em Belém.
Programação completa aqui.

Texto e arte: Divulgação